Programa Chuá é uma iniciativa da Companhia de Saneamento de Minas Gerais

Cuidados com a água, com a destinação adequada do lixo e com o tratamento do esgoto serviram de inspiração para que a estudante do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual João Rodrigues da Silva, de Prudente de Morais, Karla Basuvo de Souza, criasse seu próprio roteiro de quadrinhos. A estudante participou no último ano das ações do Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e ficou entre os oito vencedores da edição de 2013 da iniciativa.

“No meu roteiro contei a história da Geovana, que era uma menina que tinha um vizinho que não cooperava com o meio ambiente e jogava lixo no chão e na rua. Para tentar mudar as atitudes do menino ela pediu a ajuda de um ambientalista e convenceu o vizinho que é importante cuidar do meio ambiente”, conta Karla.

A estudante também ressalta o que aprendeu ao criar seu roteiro. “Para produzir o texto tive a ajuda da minha mãe, da minha irmã e do meu professor. Aprendi durante a produção do roteiro que não se pode jogar lixo no chão e que não devemos maltratar o meio ambiente”, conclui.

A aluna Karla Basuvo de Souza, da Escola Estadual João Rodrigues da Silva,acompanha do professor Kênio Luiz - Crédito - Arquivo da Escola

Ao produzir um roteiro em quadrinhos com o mesmo objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância do meio ambiente, a aluna do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Alírio Herval, Laura Pereira Vieira, também está entre os estudantes mineiros vencedores. “Não esperava ganhar. Foi uma surpresa muito boa. O meu texto fala sobre um grupo de moradores de uma cidade que se unem resolver o problema de tratamento de esgoto e da água da escola”, revela a estudante.

Aluna Laura Pereira Vieira, da Escola Estadual Alírio Herval, no município de Coromandel, também está entre os estudantes mineiros vencedores do Programa Chuá - Crédito - Foto Stúdio União

Todas as escolas, alunos e professores que se destacaram no projeto serão premiados. A escola receberá um troféu e os alunos e professores orientadores receberão um Kit especial do Programa. As escolas também receberão as ações do ‘Dia do Chuá na Escola’, que prevêem a realização de brincadeiras, oficinas, estúdio de fotos, gincanas, entre outros.

Confira abaixo a lista dos alunos vencedores da edição de 2013 do Programa:

- Micael Gomes – Escola Estadual Rosarinha Pimentinha, em Capelinha

- Laura Pereira Vieira – Escola Estadual Alírio Herval, em Coromandel

- Maria Eduarda Pacheco Gabriel – Escola Estadual Prof. Antônio Ribeiro, em Estrela do Indaiá

- Maurício Luz Fernandes Maravelli – Escola Estadual Dr. Wenceslau Braz, em Monte Santo de Minas

- Victória Aiala Veloso dos Santos – Escola Municipal Jair de Oliveira, em Montes Claros

- Karla Basuvo de Souza – Escola Estadual João Rodrigues da Silva, em Prudente de Morais

- Josias Pereira Soares – Escola Estadual Josefina Vieira, em Santa Rita de Minas

- Luiz Gustavo Cosendey Portes – Escola Estadual Amélia Gomes, em São João do Manhuaçu

Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental

A iniciativa da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) leva informações ao público escolar e conscientiza sobre a importância dos cuidados com a água, com a destinação adequada do lixo, com o tratamento do esgoto, higiene pessoal, entre outros temas importantes para a formação dos cidadãos mais responsáveis e conscientes. Em 2013, 244 escolas públicas e provadas mineiras participaram do Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental.