Servidores das 47 Superintendências Regionais de Ensino participam de capacitação até a próxima quinta-feira

O cenário, os desafios e os avanços da educação. A partir desses temas foi iniciado ontem (18/03), o “Encontro de Gestores e Equipes Regionais”. A capacitação realizada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) reúne mais de 500 educadores e gestores das 47 Superintendências Regionais de Ensino. A agenda é realizada no município de Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, e vai até a próxima quinta-feira.

Na abertura do encontro, a secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola, promoveu uma reflexão sobre os desafios da educação em Minas Gerais e no Brasil como um todo. Aumentar a conclusão dos alunos do ensino fundamental na idade certa e tornar o ensino médio atrativo, aumentando a permanência do estudante na escola, estão entre os desafios apontados. A gestora também destacou os avanços, como o crescimento do desempenho dos alunos no último Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), aplicado no final de 2003, em que 92,3% dos alunos estão no nível recomendado de leitura, escrita e letramento.

Na abertura do encontro, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, destacou os desafios e os avanços da educação básica. Crédito: Hudson Menezes ACS SEE

“Agora estamos entrando em outro patamar e esse patamar exige uma integração diferente. As turmas do PIP (Programa de Intervenção Pedagógica), do Proeti (Projeto Educação de Tempo Integral) e do Napem (Núcleo de Apoio Pedagógico ao Ensino Médio) precisam estar juntas em tudo o que diz respeito à qualidade da educação em nossas escolas”, avalia Ana Lúcia Gazzola.

Educação de Minas alcança marca histórica. Confira aqui!

Durante os três dias de formação, os participantes irão discutir e planejar as ações de 2014 para o Programa de Intervenção Pedagógica, iniciativa voltada ao ensino fundamental, e o Reinventando o Ensino Médio.

“Os inspetores escolares também serão orientados sobre as visitas de acompanhamento das escolas, as avaliações educacionais e a apropriação dos resultados. Vamos reforçar a importância do trabalho integrado com os analistas educacionais, porque os inspetores também contribuem com o pedagógico nas escolas”, explica a superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Vera Temponi.

 

Educadores de todas as regiões do Estado participam do encontro que vai até a próxima quinta-feira. Crédito: Hudson Menezes ACS SEE

 Copa do mundo e cidadania

Em uma parceria com o Conselho Regional de Educação Física de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Educação irá distribuir kits para todas as escolas da rede estadual. O material produzido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) apresenta propostas de aulas relacionadas aos valores e práticas cidadã para trabalho com os alunos.

“Esse material será repassado a todas as 12 cidades sedes da Copa do Mundo pela Organização, mas em Minas, nós vamos distribuir a todas as escolas. É um material que incentiva o professor a trabalhar com os alunos a motivação, a autoestima, o autocontrole. Além da proposta de aula, o material traz sugestão de atividades para os professores”, destaca a analista educacional da SEE, Celina Gontijo.

Os gestores regionais do Projeto Educação em Tempo Integral (Proeti) também participarão de oficinas específicas como a de musicalização a ser oferecida pela Magistra. Eles serão orientados sobre a alimentação escolar, a operacionalização do Proeti no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) e o uso da tecnologia aplicada à educação.