Inscrições do Projeto de Capacitação a Distância para Gestores Escolares podem ser feitas até o dia 25 de março
O Projeto de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (Progestão) está com inscrições abertas para novos cursistas. Para que os gestores da rede municipal possam conhecer os detalhes da 10ª edição da iniciativa, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) realizou nesta quarta-feira (12-03) um encontro com os representantes municipais das 70 cidades mineiras que participam do Programa Travessia.
“Essa reunião é importante, porque os municípios são os responsáveis por garantir a inscrição das escolas e por dar o suporte para que os cursistas participem da capacitação. Este ano, estamos ofertando uma vaga para cada escola municipal dessas 70 cidades e uma vaga para o secretário (a) municipal”, ressalta a diretora de Gestão e Desenvolvimento de Servidores Administrativos e de Certificação Ocupacional, Éder Quintão.
O Progestão é um curso de formação continuada e em serviço que tem por finalidade desenvolver as competências necessárias aos gestores de escolas públicas (estaduais e municipais), para promoção da melhoria dos resultados educacionais. Em Minas, o projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).
Inscrições do Progestão
As inscrições para a 10ª edição do Projeto de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (Progestão) podem ser feitas até o dia 25 de março. Para se inscrever, o servidor deverá preencher o formulário de inscrição, que está disponível na página do Progestão. Para acessá-lo, ele deverá se cadastrar no site informando CPF ou MASP e criando uma senha de acesso. Os formulários devidamente preenchidos pelas escolas estaduais ou secretarias municipais de educação deverão ser encaminhados ao tutor responsável da Superintendência Regional de Ensino (SRE) a qual pertence o município. Compete às SREs receber o documento, conferir os dados e inserir-los na página da iniciativa até o dia 28 de março.
O Progestão será desenvolvido para atender as escolas básicas da rede estadual e as escolas municipais, pertencentes aos municípios que integram o Programa Travessia. Confira no edital a lista das escolas e municípios que poderão participar da capacitação.
O curso será desenvolvido em módulos na modalidade Educação a Distância, sendo que também estão previstos encontros presenciais com tutoria de servidores das SREs. Ao todo, serão 206 horas a distância e 64 horas presenciais.
Progestão em números
A iniciativa foi implantada no Estado em 2004 e a partir de 2008 começou a atender aos municípios do Programa Travessia. Desde que o projeto teve início até o ano de 2013, a Secretaria de Estado de Educação já capacitou 17.921 servidores de escolas públicas de Minas Gerais.