Legislação, propostas curriculares e vídeos educativos estão entre os materiais disponíveis

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) criou um espaço dedicado à troca de experiências entre educadores que atuam no Reinventando o Ensino Médio. O ambiente virtual que está disponível no site do Centro de Referência Virtual do Professor (CRV), apresenta a legislação ligada à iniciativa, propostas curriculares, vídeos educativos e relatos de experiências.

“É importante que todos os professores e especialistas acessem o material. Ele foi elaborado pelos consultores das áreas de empregabilidade para que os professores do 1º ano do ensino médio tenham condições de desenvolver trabalhos nas áreas de empregabilidade.  Para os professores do 2º e 3º já estão sendo finalizados os materiais para serem inseridos no CRV”, ressalta o Superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Jorge Figueiredo.

No espaço, o educador também pode preencher um formulário e relatar como está sendo a experiência de implantação do Reinventando o Ensino Médio em sua escola. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail  reinventando@educacao.mg.gov.br.

Reinventando o Ensino Médio

A iniciativa busca ressignificar os três últimos anos da educação básica por meio de um percurso mais individualizado, com disciplinas voltadas às áreas de empregabilidade, tutoria, temas transversais e atividades extraclasse e extraescolar.

Com essas medidas, a carga horária para os três últimos anos da educação básica passa de 2.500 para 3.000 horas/aulas. São incorporadas no currículo áreas de empregabilidade que aproximam o estudante do mundo do trabalho.

O Reinventando o Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação teve início em 2012, sendo ofertado em 11 escolas estaduais da região norte de Belo Horizonte. Em 2013, o projeto foi ampliado para 133 escolas da rede estadual de ensino. Esse ano, ele será universalizado atingindo todas as 2.246 instituições de ensino que ofertam o ensino médio.