Notebooks e prêmios em dinheiro foram entregues a 80 alunos medalhistas das edições de 2011 e 2012 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

A Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana A realizou na última quinta-feira (13-12) a entrega dos notebooks aos alunos medalhistas das edições de 2011 e 2012 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A cerimônia foi realizada no auditório do Instituto de Educação de Minas Gerais.

Ao todo, 80 alunos de escolas estaduais e municipais de Belo Horizonte e região metropolitana  receberam os notebooks e prêmios em dinheiro. O estudante do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Pandiá Calógeras, Lucas Oliveira Machado de Sousa, ganhou medalha de ouro na edição de 2012 da Obmep e foi premiado com um notebook. Para ele a premiação simboliza o reconhecimento do seu esforço. “É uma recompensa pelos meus esforços e empenho na prova”.

A analista Educacional da SRE Metropolitana A, Andresa Oliveira Eulálio, ressalta a importância da realização da cerimônia, que contou com a participação dos alunos e familiares.  “Nós achamos importante valorizar o esforço dos alunos. Resolvemos fazer a cerimônia para incentivar e homenageá-los”.  

Minas na Obmep

Pela sétima vez consecutiva, os alunos de Minas Gerais conquistaram o topo do ranking Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, tanto em número total de medalhas, quanto em número de medalhas de ouro. De acordo com o site da Obmep, na edição de 2013 da competição, foram 149 ouros conquistados, 253 pratas e 1199 bronzes. Um total de 1601 medalhas, além de 9.146 menções honrosas.

Este ano, a Obmep distribui um total de 6.000 medalhas, sendo 500 de ouro, 900 de prata, 4600 de bronze, e até 46.200 certificados de Menção Honrosa.

A competição

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível é composto por estudantes do ensino médio.

A Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Leia Mais:

Não perca a conta: Minas é campeã da Matemática pela sétima vez consecutiva

Governo de Minas distribui mais de R$4 milhões em prêmios para destaques da Olimpíada de Matemática