Na SRE Metropolitana C estão sendo apresentados trabalhos feitos por alunos de 20 escolas estaduais
Com o tema ‘Experiências da minha vida’, a Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana C realiza nesta quinta-feira (12-12) a exposição ‘EJA Cultural’. A iniciativa tem entre seus objetivos valorizar a experiência de vida do aluno participante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e extrair referências para a produção de atividades artísticas, na sala de aula, contribuindo com o desenvolvimento pedagógico. A exposição conta com apresentação de trabalhos de 20 escolas estaduais pertencentes à jurisdição da regional.
A Escola Estadual de Educação Especial Doutor João Moreira Salles, em Belo Horizonte, está expondo trabalhos desenvolvidos em duas oficinas : de cerâmica e de meio ambiente. A partir das oficinas de cerâmicas, os estudantes estão apresentando diversas peças feitas com argila. “São peças feitas manualmente pelos alunos. Elas são resultado de um longo trabalho que tem início no estudo do surgimento da argila e de como podemos criar diferentes produtos a partir dela”, conta a responsável pela oficina, Eliana da Conceição Barbosa.

Já das aulas de meio ambiente, os estudantes apresentam bloquinhos feitos com papel reciclado. Para a professora responsável pela oficina, Maria Aparecida Alves Moreira Borges, os alunos se sentem valorizados a partir da exposição dos trabalhos. “Participam das nossas oficinas alunos especiais, com paralisia cerebral. Para eles é muito bom saber que seus trabalhos estão sendo expostos. Isso mostra que eles estão conseguindo fazer”, afirma.
As escolas da regional foram convidadas a visitar a exposição que apresenta maquetes, trabalhos fotográficos, mascaras de gesso, entre outros. Para o analista Educacional da SRE, Roberto Winter Moreira de Oliveira, a mostra representa um incentivo para os alunos. “ Esse trabalho traz uma contribuição muito grande para a valorização e incentivo dos estudantes para que eles possam dar continuidade aos estudos. Eles estão tendo a oportunidade de ver que o que se aprende na escola não fica somente ali”, conclui.
EJA Cultural
A exposição dos trabalhos dos alunos das superintendências é a terceira e penúltima etapa do projeto EJA Cultural – Experiências de Vida – Referências para o Aprendizado, desenvolvido pela Diretoria de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado de Educação. Inicialmente, representantes da Secretaria se encontraram com SREs e escolas; na segunda etapa, as escolas desenvolveram os trabalhos em sala e realizaram suas exposições, quando foram selecionados os trabalhos que foram para a etapa seguinte, que acontece agora; por fim, trabalhos selecionados pelas regionais vão para uma exposição que acontece no ano que vem, na Secretaria, em Belo Horizonte.