Serão contempladas 28 escolas que se destacaram nos Jogos Escolares

Em Minas Gerais, 28 escolas estaduais ganharão um incentivo a mais para a prática esportiva. Elas foram contempladas pelo projeto ‘Escola Modelo’, iniciativa da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE), que visa implantar centros de referência das diversas modalidades esportivas nas escolas. Cada escola receberá um kit de material esportivo. O lançamento oficial do projeto acontecerá nesta quarta-feira (04-12), no Auditório do Colégio Arnaldo, em Belo Horizonte. Nesse mesmo evento, também serão homenageados os alunos-atletas que se destacaram nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg).

Serão contempladas escolas da rede estadual de ensino, nas modalidades, módulos e naipes que fizeram parte da execução nos últimos três anos (2011, 2012 e 2013). Para apontar as escolas premiadas, foram analisadas as tabelas de classificação final do Jemg nos últimos três anos. Para cada medalha foi atribuído um peso diferente com o intuito de obter uma classificação geral a partir do somatório dessa pontuação.

A Escola Estadual Rosarinha Pimentinha, no município de Capelinha, será contemplada pelo desempenho dos alunos no Futsal. A escola conquistou medalha de prata em 2011 e ouro nas edições de 2012 e 2013 do Jemg. Segundo a diretora da escola, Maria Marta Gomes, o empenho da equipe se deve ao projeto ‘Nota 10’, que é desenvolvido pela instituição. “O projeto consiste em uma parceria com o clube de futebol da cidade, que auxilia no treinamento dos alunos que se interessam pelo esporte”, afirma Maria Marta.

Escola Estadual Rosarinha Pimentinha será contemplada pelo desempenho da equipe de Futsal feminino. Foto: Tiago Ciccarini/ Jemg

Já o técnico da equipe de Futsal da escola e vice-diretor da escola, Antonio Abrantes, ressalta a importância do kit. “Ainda não sabemos direito o material que virá no kit, mas sabemos que será algo que irá aumentar a qualidade do nosso trabalho. Desenvolvemos atividades com os alunos desde o pré-mirim, para que quando eles cheguem à idade certa para competir já tenham feito um trabalho introdutório”.

Entre as instituições contempladas nas modalidades individuais está a Escola Estadual Vírginio Perillo, em Lagoa da Prata. A instituição tem alunos medalhistas no Atletismo a partir de um projeto que envolve toda comunidade escolar. “O trabalho de preparação conta com a participação de outras escolas do município e é feito em parceria com a prefeitura, pois usamos o espaço deles”, conta o professor de Educação Física da escola Abel Mendes. Os alunos-atletas da escola que competem na modalidade de atletismo da escola também conquistaram medalhas na última edição dos Jogos Escolares da Juventude, realizado em Belém, no Pará.

Além de receber os kits, os professores e alunos das escolas selecionadas participarão de um intercâmbio com clubes e equipes de referência nos esportes contemplados.

Leia Mais:

- Estado divulga lista de escolas contempladas no prêmio Escola Modelo