Agenda virtual com gestores regionais é realizada nos períodos da manhã e tarde

Para que a universalização do Reinventando o Ensino Médio ocorra de forma bem sucedida em 2014, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) realiza, nesta sexta-feira (29), videoconferências com os servidores das 47 Superintendências Regionais de Ensino e diretores de escolas que atendem a esse nível de escolaridade. O momento é destinado ao esclarecimento de dúvidas e orientações para os trabalhos das regionais junto às escolas na realização da iniciativa nas 2.212 escolas da rede estadual que ofertam os três últimos anos da educação básica.

Videoconferência é realizada com todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino. Crédito: Hudson Menezes ACS SEE

“Vamos aproveitar essa conversa para debater as possíveis dúvidas que cada Superintendência ainda possa ter no que se refere á implantação do Reinventando o Ensino Médio em todas as escolas que ofertam esse nível de escolaridade. Para orientar as discussões nas videoconferências, cada regional recebeu um consolidado de dúvida, no qual explicamos ponto a ponto, os temas mais recorrentes sobre o novo ensino médio”, explica o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Jorge Figueiredo.

A oferta das áreas de empregabilidade pelas escolas, a coordenação das atividades do Reinventando o Ensino Médio, o Seminário de Percurso Curricular, a capacitação dos professores e o transporte e a alimentação dos alunos estão entre os assuntos que nortearão a videoconferência. 

A partir do próximo ano, todas as escolas estaduais que possuem o ensino médio contarão com mudanças em sua matriz curricular. Uma das novidades é a inclusão de conteúdos voltados ao mundo do trabalho. Cada escola oferta aos estudantes três áreas de empregabilidade dentre as seguintes: Comunicação Aplicada, Empreendedorismo e Gestão, Meio Ambiente e Recursos Naturais, Tecnologia da Informação e Turismo.

Metropolitana C: servidores da regional e diretores de escolas estaduais durante a videoconferência. Crédito: Divulgação SEE

Dentre as opções oferecidas pela escola, o aluno do 1º ano do ensino médio fará a sua escolha. Para orientar os estudantes e suas famílias nesse momento de decisão, todas as escolas da rede realização o Seminário de Percurso Curricular, no período de 18 a 20 de fevereiro de 2014. Durante o seminário, cada escola apresentará a proposta pedagógica do Reinventando o Ensino Médio e as áreas de empregabilidades ofertadas. A partir dessa apresentação, cada estudante fará a escolha pela área de seu interesse.

No novo ensino médio, o currículo, que antes era composto por 2.500 horas ao longo dos três anos do ensino médio, será ampliado para três mil horas distribuídas nos três anos. Serão 2.500 horas de formação geral e 500 horas de formação específica. Para o cumprimento da carga horária, no diurno será instituído o sexto horário. Já no noturno, 500 horas deverão ser organizadas sob a forma de projeto, sendo 300 horas para os Conteúdos Interdisciplinares Aplicados, relacionados aos Conteúdos Básicos Comuns (CBCs), e 200 horas para os Conteúdos Práticos nas áreas de empregabilidade.

Atualmente, o Reinventando o Ensino Médio é desenvolvido em 133 escolas da rede estadual localizadas em todas as regiões do Estado.