Com o projeto ‘Leitura em Movimento’, textos dos alunos das escolas da rede estadual de ensino serão divulgados nos ônibus coletivos do município

A partir deste ano, os textos dos alunos das escolas estaduais que compõem a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Governador Valadares irão romper fronteiras. As produções de texto feitas pelos estudantes serão divulgadas nos ônibus coletivos de Governador Valadares e levarão a criatividade dos alunos para além dos muros das escolas.

O projeto ‘Leitura em Movimento’ começou em duas escolas da regional localizadas na cidade de Governador Valadares, sendo elas a Escola Estadual Israel Pinheiro e a Escola Estadual Professora Theolinda de Souza Carmo. A partir de 2014, a intenção é que todas as escolas da rede estadual vinculadas à Superintendência poderão ter os textos de seus alunos expostos nos ônibus coletivos dos municípios da jurisdição.

Redações produzidas pelos estudantes serão divulgadas nos ônibus coletivos de Governador Valadares. Foto: Arquivo SRE

“Hoje fizemos o lançamento do projeto e estamos iniciando com cerca de 90 textos produzidos por estudantes dos anos finais e ensino médio. Para o próximo ano, estamos convidando todas as escolas estaduais da nossa jurisdição”, ressalta a analista pedagógica do Programa de Intervenção Pedagógica da regional, Mariza Vieira Nunes.

A iniciativa, que é resultado de uma parceria entre a Superintendência e uma empresa de ônibus, tem por objetivo incentivar o gosto pela leitura e escrita nas escolas estaduais oferecendo todas as condições de produção para que os alunos leiam e produzam com competência diversos textos.

Na Escola Estadual Israel Pinheiro, em Governador Valadares, o projeto teve início este ano. Para a professora de Língua Portuguesa, Jane Corrêa Valadares, a partir do projeto, os alunos passaram a ficar mais atentos no que estavam escrevendo. “Esse projeto é uma forma de divulgarmos os textos dos alunos. Quando eles ficaram sabendo o que iria acontecer com as produções ficaram muito curiosos e passaram a produzir com mais atenção. Sempre pensavam nas pessoas que iriam ler as produções de texto. Alguns dos textos que serão expostos nos ônibus chegamos a reescrever mais de três vezes”, conta.

Os primeiros textos que serão apresentados aos “leitores dos ônibus” são poesias e textos argumentativos. Para o próximo ano, a ideia é que tenham gêneros mais diversificados.