Programa exibido pela Rede Minas vai ao ar às 11h

Neste sábado (23/11), o programa ‘Roda de Conversa’ traz uma discussão sobre o papel da escola e da família no aprendizado do aluno, assunto que parece estabelecer limites tênues sobre as atribuições de cada um desses grupos sociais na formação do estudante. Para debater a temática ‘Família e escola integradas para a aprendizagem’, o programa contará com a participação de especialistas que farão um resgate histórico da relação entre essas duas instituições sociais. O programa será exibido a partir das 11h, na Rede Minas.

As especialistas falarão sobre grau de complexidade que a sociedade adquiriu ao longo da história e que levou à necessidade de se distinguir o papel da família e da escola. De acordo com a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Tânia Resende, “na escola, a gente tem educadores profissionais. Então, eu acho que cabe muito mais à escola tentar conhecer a realidade dessa família e pedir dessa família o tipo de participação que ela, realmente, tem condição de oferecer”.

No programa deste sábado, os convidados discutem o tema ‘Família e escola integradas para a aprendizagem’. Foto: Divulgação

Durante o programa será exibida uma reportagem sobre o Projeto Afetividade, desenvolvido na Escola Estadual Dom Bosco, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Na iniciativa, os alunos fazem apresentações culturais e o público convidado é a família. O objetivo é ampliar a participação da escola com a família e proporcionar aos professores e demais funcionários da escola, conhecer a realidade de vida dos alunos.

“É isso mesmo que a escola precisa pensar. Trabalhar com a família possível, com a família que existe e não aquela família ideal que se imagina e não existe mais em lugar nenhum. Na medida em que a escola abre espaço para escutar as pessoas, ela consegue acompanhar e escutar essa família que existe e encontrar soluções e saídas tão interessantes”, avalia a psicanalista e professora do Centro Universitário Newton Paiva, Margareth Pires Couto.

Disciplina na escola

Para a professora de pesquisa em educação e diversidade cultural em educação da Universidade Federal da Paraíba, Maria Eulina de Carvalho, a disciplina do estudante é uma conquista que a escola deve buscar. “Eu acho que a disciplina é muito importante na escola, mas quem tem que fazer isso aí na escola é a escola. Se a escola é interessante do ponto de vista curricular, pedagógico, vai ter menos indisciplina, se ela, realmente, oferece oportunidades interessantes de aprender, ela vai ter menos indisciplina”.

Educação em debate

Idealizado pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação, o programa é uma parceria com a Rede Minas de Televisão.
Interessados em participar podem enviar sugestões de temas, comentários, dúvidas ou críticas para o e-mail magistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br ou ligar para (31) 3379-8289.