Aluna de escola estadual do município de Piraúba fez um trabalho sobre economia de água na escola
Foi anunciado na tarde de hoje os nomes dos vencedores do Prêmio Jovem Cientista, inciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que premia projetos de estudantes do país desde 1981,e uma estudante da rede estadual mineira ficou entre os primeiros colocados. Thais Rocha Arrigui, aluna da Escola Estadual Professora Francisca Pereira Rodrigues, do município de Piraúba, da Zona da Mata Mineira, ficou com o segundo lugar na categoria Estudante de Ensino Médio.
Batizado de “Chiquita economizando água - hábitos inadequados e hábitos adequados”, o projeto desenvolvido por Thais veio da sua vontade de mostrar aos colegas de sua escola quanta água eles consumiam, curiosidades sobre o consumo brasileiro e informações que levassem à conscientização dos outros alunos e a escola no intuito de poupar água. No projeto, através de questionários, a aluna chegou a medidas que poderiam ser tomadas para chegar nesse resultado.
Por fim, Thais, representando os alunos da escola, a diretora, uma professora em nome dos demais educadores da escola e uma representante dos funcionários da limpeza assinaram um pacto no qual assumiram o compromisso de usar o recurso adequadamente. Pela sua colocação no Prêmio, Thais vai receber um laptop.
Esse ano, o Prêmio Jovem Cientista, que teve o tema Água – desafios da sociedade, bateu recorde de inscrições. Recebeu 3.226 inscrições de todo o país, sendo 2.541 na categoria Estudante do Ensino Médio. O Prêmio também conta com as categorias “Mestre e Doutor” e “Estudante do Ensino Superior”. Para conferir a lista completa dos premiados acesse o link http://www.jovemcientista.cnpq.br