Das 50 vagas oferecidas, 30 delas são para professores da rede estadual, que devem seguir critérios estabelecidos por resolução publicada hoje

Professores dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio da rede pública estadual de Minas Gerais que atuam em Belo Horizonte ou na região metropolitana têm uma oportunidade de ingressar em um programa de mestrado. Essa possibilidade existe com a assinatura de um convênio entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A partir dessa parceria, educadores da rede têm direito a 30 das 50 vagas oferecidas no Mestrado Profissional em Educação e Docência, da Faculdade de Educação da UFMG, que está com inscrições abertas até 25 de novembro. No Diário Oficial dos Poderes do Estado de hoje (14/11), foi publicada uma resolução que define os critérios de participação dos professores no curso.

As 30 vagas do Mestrado são divididas em diferentes linhas de pesquisa e, no ato da inscrição, o professor deverá optar por uma delas. São elas: Ensino de Ciências e Matemática (13 vagas); Educação Tecnológica e Sociedade (8 vagas); Educação em Museus e Centros de Ciências (3 vagas); e Educação, Ensino e Humanidades (6 vagas).

Entre os documentos exigidos pela UFMG no ato da inscrição, está o comprovante da condição de professor da rede estadual pública do Estado de Minas Gerais. A Secretaria definiu seus critérios na Resolução SEE nº 2.444/2013 publicada hoje. Além de estar atuando nos anos finais do ensino fundamental ou médio, o professor deve ter obtido pontuação igual ou superior a 70% na Avaliação de Desempenho Individual no último período a que tiver sido submetido e não deve possuir titulação ou estar cursando mestrado ou doutorado. Outro critério é que o projeto de estudo deve ser relevante para sua formação e atuação profissional na SEE. Acesse a Resolução aqui e veja todos os critérios.

As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de novembro na Secretaria do Mestrado, na Faculdade de Educação da UFMG, Avenida Antônio Carlos, 6.627, sala 514, Campus da Pampulha, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados e recessos acadêmicos, no horário de 09h às 12h e de 14h às 17h. Também podem ser enviadas pelos Correios, unicamente via Sedex, com data limite de postagem em 22 de novembro de 2013. O valor da taxa de inscrição é de R$ 104,85 e será custeada pelo próprio professor, assim como as despesas que poderá ter ao longo do curso.

O processo seletivo terá duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório, que incluem exame de currículo, avaliação do projeto de pesquisas e prova. Se aprovado, o professor terá afastamento remunerado da jornada de trabalho. Caso esteja em exercício em dois cargos, o educador terá afastamento remunerado em apenas um deles.

Clique aqui para acessar a Resolução SEE Nº 2.444/2013.

O edital do Mestrado pode ser visto aqui.