Durante a semana, os gestores conhecerem as políticas educacionais de Minas e visitaram escolas estaduais

A última agenda dos gestores paulistas participantes do ‘Intercâmbio de Diretores Escolares do Estado de São Paulo - Minas Gerais’ foi na Secretaria de Estado de Educação, na Cidade Administrativa. Na manhã desta sexta-feira, os participantes conheceram as ações desenvolvidas pelo Estado na área de promoção da paz nas escolas.

Terminou nesta sexta-feira o intercâmbio dos diretores de escolas de São Paulo em Minas Gerais. Crédito: Hudson Menezes ACS SEE

Durante a reunião os educadores conheceram o Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz), uma iniciativa realizada pela Secretaria de Estado de Educação e Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, em parceria com o Ministério Público e a Comissão de Representação do Fórum Técnico de Segurança nas Escolas da Assembleia Legislativa. “O nosso propósito maior é a promoção da cultura de paz e a mediação de conflitos. Esse trabalho é realizado com a adoção de parcerias que são fortalecidas com os Fóruns regionais”, explica a secretária-adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires.

Desde 2012 foram realizados 15 fóruns regionais, atendendo educadores de 41 Superintendências Regionais de Ensino. A partir da discussão de técnicas de mediação de conflitos e relatos de experiências desenvolvidas em escolas públicas, a iniciativa envolveu cerca de 10.400 gestores escolares.

Durante esta semana, os educadores que são destaques de São Paulo na área de gestão escolar também conheceram a política educacional de Minas e realizaram visitas às escolas da rede estadual de ensino. “O que fica claro para a gente é que a educação mineira busca, incessantemente, mecanismos e políticas públicas para dar respostas a essas necessidades educacionais. A gente vê uma semelhança com São Paulo. Nas escolas, nós identificamos gestores de muita competência e criatividade para contornar situações. O Estado tem um bom exemplo para a gente levar para a casa”, explica o diretor da Escola Estadual Professora Maria Etelvina Cáfaro Salustiano, Kennedy José de Paula. A escola atende cerca de 150 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, todo em tempo integral. Está localizada na cidade de Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo.

Para a diretora de Gestão e Desenvolvimento de Servidores Administrativos e de Certificação Ocupacional, Éder Quintão, as semelhanças entre os estados também devem ser ressaltadas. “Em nossas conversas, nós observamos que nas escolas desses gestores os projetos são desenvolvidos após um bom planejamento, sempre focando na aprendizagem dos alunos”, conclui.