Iniciativa é realizada pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, por meio do Museu Leopoldo Museu Leopoldo Cathoud
Até a próxima sexta-feira (25-10), educadores da rede estadual de ensino estão tendo a oportunidade de participar de uma experiência diferenciada. Por meio de visitas ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) eles discutem as práticas pedagógicas e aprimoram as estratégias de ensino aprendizagem.
As visitas fazem parte do projeto ‘Circuito Ciência da Vida’, que tem entre seus objetivos proporcionar aos educadores mineiros a oportunidade de conhecer espaços não formais do conhecimento para que possam utilizar os conhecimentos adquiridos fora dos muros da escola como estratégia de ensino e aprendizagem. O Circuito é realizado pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, por meio do Museu Leopoldo Museu Leopoldo Cathoud.
A iniciativa que é realizada na última semana de cada mês e é dedicada a professores da rede estadual de ensino, especialistas em educação, vice-diretores, analistas educacionais, professores para o ensino do uso da biblioteca e gerentes de projetos educacionais da Secretaria de Estado de Educação. Os educadores devem atuar em escolas de Belo Horizonte e Região Metropolitana.
A Analista Pedagógica da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B, Marli Aparecida dos Reis, participou das atividades do projeto nesta quinta-feira (24-10) e conta o que achou da iniciativa. “Gostei muito. Sempre que for visitar uma escola vou procurar divulgar para que elas participem das atividades”.
A agenda de outubro está levando os educadores ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Lá eles têm a oportunidade de conhecer o Espaço Interativo de Ciências da Vida. O espaço apresenta caminhos didáticos para uma educação em Ciências da vida que valoriza os processos da experimentação associados a modelos anatômicos, como uma perspectiva para o diálogo entre museu, ciência e visitantes.
‘Circuito Ciência da Vida’
O Circuito Ciência da Vida’ é um subprojeto do Projeto Circuito Ciência, que tem como meta a realização de cursos de capacitação docente visando à produção de novas práticas pedagógicas, a partir da revisão de metodologias de ensino e aprendizagem de Ciências, na sala de aula das escolas de educação básica da rede pública estadual.
‘Circuito Ciência vai ao Inhotim’
A próxima etapa do projeto consiste em um trabalho de campo e dinâmicas de investigação e exploração do ‘Inhotim – Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico’. As atividades desse circuito terão início no dia 26 de outubro e serão realizadas até maio de 2014, sempre aos sábados. Ao todo, serão oferecidas 800 vagas.