Programa será exibido na Rede Minas, a partir das 10 horas da manhã

Matemática, Física, Química... Neste sábado será a vez dos conteúdos das exatas serem temas do programa Plantão Enem, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com a Rede Minas. De forma interdisciplinar, alguns assuntos dentro da área serão discutidos com especialistas, a partir das 10 horas, na emissora.

Em Química, por exemplo, um dos temas selecionados para abordagem é o catalisador colocado no escapamento dos veículos. O recurso reduz a emissão de gases tóxicos na atmosfera. “Teremos um vídeo funcional explicando como isto ocorre, porque envolve a Química. Como as perguntas do Enem têm sido mais contextualizadas, também vamos falar das questões ambientais, como o aquecimento global”, explica a professora visitante da licenciatura em Química da Universidade Federal de Minas Gerais, Marciana Almeidro.

Ainda de acordo com a educadora, pesquisas indicam que para 95% dos cientistas, o aquecimento global é reflexo da ação humana no planeta. “Existem duas correntes de pesquisadores sobre a questão do aquecimento global. Uma acredita que essa mudança climática está relacionada à ação humana, já a outra acredita que se trata de um processo natural do planeta”, Marciana Almeidro.

Interatividade

Durante os programas, os estudantes podem participar por telefone ou e-mail com dúvidas e comentários. No site são publicados vídeos com respostas dos professores a dúvidas que não foram respondidas durante o programa. Os contatos podem ser feitos pelo e-mail plantaoenem@redeminas.mg.gov.br ou pelos telefones (31)3269-9164 e (31)3269-9057.

O Plantão Enem está disponível para todos, 24 horas por dia, através do site do programa. Lá, está disponível todo o material produzido em 2011 e 2012, drops e programas de uma hora. O programa também está dentro das escolas.

No primeiro semestre de 2013, as escolas de ensino médio da rede estadual mineira receberam uma coletânea de DVDs com o que havia sido produzido até então. Isso significa que professores de 2.189 escolas podem usar em suas aulas o material produzido pela Secretaria em parceria com a Rede Minas.