Edição que foca no ‘Dia do Professor’ será exibida na Rede Minas a partir das 11 horas da manhã

“Professor é a base da nação, eu sinto muito os médicos, os advogados, mas eles não poderiam ser médicos nem advogados se não fossem os professores, a base de uma nação é o professorado”. Com essa assertiva Bernadeti Gatti, coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, resume a essência do programa Roda de Conversa especial ‘Dia do Professor’. Durante uma hora, o programa colocará em pauta o professor e vai debater os principais desafios enfrentados pela categoria. O programa com a temática do professor teve estreia no último final de semana, na Rede Minas. Hoje a estreia será no Canal Minas Saúde, a partir das 11 horas da manhã.  

Nesta edição especial ‘Dia do Professor’, participa pela primeira vez uma professora da rede estadual de ensino, Ana Maria Senac Figueroa, que leciona Ciências na Escola Estadual Professor Leon Renault e fechando o trio de especialistas, Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito, professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Edição deste sábado do programa Roda de Conversa vai destacar o papel do professor. Crédito: Divulgação SEE

O perfil do professor no Brasil e sua formação também serão assuntos debatidos no programa. Segundo Bernadete mesmo nas boas universidades há problemas históricos como o reconhecimento de que formar professor demanda um currículo especifico desde o início da graduação. “A única vez que temos isso configurado na legislação brasileira é num parecer do Conselho Nacional de 2001, pois até então as licenciaturas não tinham essa preocupação de uma formação didática, uma formação voltada para as práticas do ensino com seus fundamentos e teorizações, por isso precisamos repensar a licenciatura fazer uma revolução mesmo”, defende.

Ana Maria Senac Figueroa, professora de Ciências da Escola Estadual Professor Leon Renault, engrossa o coro com respaldo de quem está na rede estadual de ensino há 33 anos. “Ao assumir a sala de aula você começa a perceber que a formação é necessária e você tem que se agarrar nela para ter mais suporte para levar para dentro da sala de aula”, enfatiza.

 Ao falar sobre formação a professora da UEMG, Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito apresenta um conceito de professor como ‘artista do cotidiano’. “Quando a gente foi formada os desafios eram diferentes, o professor está hoje diante de desafios novos e está respondendo, ele inventa, ele cria, ele tem sido um artista do cotidiano toda vez que vai para a sala de aula”, enfatiza.

Educação em Minas

A rede estadual de ensino de Minas Gerais conta hoje com mais de 170 mil professores em cargos ativos. O sistema é um dos maiores do país com 3.686 escolas que oferecem ensino fundamental e ensino médio, bem como educação especial, educação indígena, educação quilombola e os conservatórios de música.

O programa

 A Roda de Conversa especial Dia do Professor também traz o depoimento de Alessandro da Silva Resende, diretor da Escola Estadual Professor Benevides, em Arinos com o projeto ‘Professores capacitados fazem a diferença’. “Na educação se preocupa muito com o aluno e às vezes esquece de trabalhar com o professor, nosso projeto dá suporte ao professor para que ele trabalhe melhor em sala de aula”, ressalta.

Idealizado pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação, o programa é uma parceria com a Rede Minas de Televisão.

Interessados em participar podem enviar sugestões de temas, comentários, dúvidas ou críticas para o e-mail magistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br ou ligar para (31) 3379-8289.