Os primeiros 600 inscritos estão sendo contatados pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária e devem iniciar as atividades em uma semana

Os mais de 1350 educadores que se inscreveram para o curso ‘Sequência Didática: Aprendendo por meio de resenhas’ devem ficar atentos! Os 600 primeiros inscritos para o curso já estão sendo contatados pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a partir do e-mail informado no ato da inscrição.

Esses educadores têm o prazo de uma semana, a partir da data de envio do e-mail pelo Cenpec, para acessar o ambiente virtual e iniciar as atividades do curso. Caso o educador não faça esse acesso no período informado, ele será, automaticamente, desvinculado do curso e o professor seguinte da lista de inscrição será convocado. As orientações para acesso ao ambiente virtual estão contidas no e-mail.

A iniciativa, oferecida na modalidade a distância, é voltada a professores de Língua Portuguesa e especialistas dos ensinos fundamental e médio de escolas estaduais. Com o curso, os educadores poderão ampliar a formação para o trabalho com gêneros textuais e sequência didática; proporcionar uma experiência de aprendizagem, aprimorando a capacidade de escrever resenhas; e exercitar a elaboração de atividades e exercícios para ensinar crianças e jovens a produzir textos na escola. O curso será online, distribuído em sete módulos, com duração de dois meses, totalizando 80 horas. Cada turma contará com um mediador.

O curso ‘Sequência Didática: Aprendendo por meio de resenhas’ é vinculado à Olimpíada de Língua Portuguesa e tem a parceria do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. A iniciativa integra o Programa de Oferta Livre de Cursos da Magistra que tem como objetivo oferecer formação a distância aos educadores mineiros. Os participantes que concluírem o curso serão certificados pela Magistra.

Em caso de dúvidas, os inscritos podem enviar e-mail para: escrevendocursos@cenpec.org.br.

Olimpíada de Língua Portuguesa

A iniciativa oferece formação a professores da rede pública para o ensino do idioma com o objetivo de estimular a leitura e desenvolver competência de escrita nos alunos. Em 2012, a Olimpíada teve cerca de 100 mil professores inscritos, de 40 mil escolas, localizadas em mais de 5 mil municípios de todas as Unidades da Federação e estima-se a participação de 3 milhões de alunos.

A Olimpíada é realizada pela Fundação Itaú Social e pelo Ministério da Educação, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).