Iniciativa é desenvolvida em oito escolas da rede estadual de ensino

O que fazer quando terminar o ensino médio? Quais são seus interesses e habilidades?Perguntas como essas são comuns na vida de um estudante do ensino médio. Para ajudá-los a encontrar essas respostas, o projeto ‘Ação e Cidadania 2013’ traz atividades em grupo, dinâmicas de raciocínio e palestras que envolvem cerca de 300 estudantes de oito escolas estaduais de Belo Horizonte. 

A iniciativa é resultado de uma parceria da Junior Achievement de Minas Gerais com o Fórum Mineiro de Jovens Lideranças. ‘
Idealizado pelo Fórum Mineiro de Jovens Lideranças, o ‘Ação e Cidadania’ é um projeto de cunho social voluntário que atua, desde 2003, na área de educação. Além dos alunos terem a oportunidade de assistir a palestras mensais sobre temas relacionados à cidadania, os presentes participam ativamente, sob a coordenação da Junior Achievement de Minas Gerais, de programas voltados para a educação empreendedora.

Na Escola Estadual Santo Afonso, em Belo Horizonte, cerca de 50 alunos participam do projeto.  Entre eles Ariel Alessandra Sabino Bastos. A estudante do 3º ano do ensino médio decidiu participar do projeto para ter um direcionamento para o futuro. “Ainda não decidi o que fazer quando terminar o ensino médio. Os encontros estão me ajudando a descobrir minha vocação”, ressalta.

No 5º encontro do ‘Projeto Ação e Cidadania 2013’, que foi realizado na última segunda-feira (30-09), Ariel teve a oportunidade de fazer um teste vocacional. “Aprendemos como nos comportar em uma entrevista e o que colocar em um currículo, por exemplo.

Iniciativa é desenvolvida em oito escolas da rede estadual de ensino. Banco de Imagens Junior Achievement

ambém fizemos um teste vocacional, o meu deu profissões como fotógrafo, jornalista, pedagogo e professor”, conta a estudante.
Para a diretora da escola, Arlete Nunes Vasconcelos Santos, a participação dos alunos no projeto tem trazido muitos benefícios para os alunos. “Esse é o segundo ano que a escola participa da iniciativa e só tenho visto benefícios. O interesse dos alunos aumentou e a partir do encontro eles têm a possibilidade de trocar experiências com os estudantes de outras escolas. O projeto tem reflexo na sala de aula e na vida pessoal dos alunos”, afirma.

O sexto e último encontro será realizado no dia 05 de novembro.

Escolas participantes

Escola Estadual Santo Afonso, Escola Estadual Ordem e Progresso, Escola Estadual Henrique Diniz, Escola Estadual Margarida Brochado, Escola Estadual Augusto de Lima, Escola Estadual Professor José Mesquita de Carvalho, Escola Estadual Olegário Maciel e a Escola Estadual Silviano Brandão.