Curso é vinculado à Olimpíada de Língua Portuguesa e tem a Magistra como um dos realizadores

Professores de Língua Portuguesa e especialistas dos ensinos fundamental e médio da rede estadual pode sem inscrever para o curso ‘Sequência Didática: Aprendendo por meio de resenhas’. O curso é vinculado à Olimpíada de Língua Portuguesa e tem a realização da Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores – em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Em Minas Gerais são oferecidas 550 vagas para o curso realizado na modalidade a distancia. Inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 23 de setembro.

Prêmiação dos alunos que se destacaram na Olimpíada de Língua Portuguesa em 2012. Crédito: Geanine Nogueira ACS SEE

O curso será online, distribuído em sete módulos, com duração de dois meses, totalizando 80 horas. Cada turma contará com um mediador. Com a iniciativa, o objetivo é que os educadores possam ampliar a formação para o trabalho com gêneros textuais e sequência didática; proporcionar uma experiência de aprendizagem, aprimorando a capacidade de escrever resenhas; e exercitar a elaboração de atividades e exercícios para ensinar crianças e jovens a produzir textos na escola.

Confira a programação do curso!

Condições para a participação

Para participar do curso, os educadores devem atender às seguintes condições: dispor de oito a nove horas semanais para se dedicar ao curso; possuir habilidades de navegação na web, tais como: abrir e fechar links; carregar vídeos para serem assistidos; responder e enviar mensagens; produzir arquivos em word e enviá-los; dispor de conexão estável regular com a internet; e ter instalado no seu computador as últimas versões dos seguintes programas gratuitos: Adobe Reader e Adobe Flash Player.

Os primeiros 550 inscritos até o dia 23 de setembro serão automaticamente matriculados e receberão um e-mail após o dia 23, com informações de acesso ao curso. Os outros alunos da lista, também inscritos até a data prevista, permanecerão na lista de espera. Para se inscrever clique aqui!

Os participantes que concluírem o curso serão certificados pela Magistra, vinculada à Secretaria de Estado de Educação. Para mais informações clique aqui!

 Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

A competição desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Em 2012, a Olimpíada teve cerca de 100 mil professores inscritos, de 40 mil escolas, localizadas em mais de 5 mil municípios de todas as Unidades da Federação e estima-se a participação de 3 milhões de alunos.

A Olimpíada é realizada pela Fundação Itaú Social e pelo Ministério da Educação, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A iniciativa oferece formação a professores da rede pública para o ensino do idioma com o objetivo de estimular a leitura e desenvolver competência de escrita nos alunos.