Dos 957 mil estudantes brasileiros classificados para a segunda etapa da competição, 110 mil são mineiros
Tranquilidade e uma boa noite de sono são algumas das dicas que podem ser úteis para fazer uma prova, principalmente se o conteúdo do teste for a Matemática. Para os estudantes mineiros que participarão neste sábado (14-09) da 2º etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) essas dicas podem ser de grande valia.
Para o aluno do 9º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Benjamim Guimarães, no município de Bom Sucesso, Yan Faria Guimarães Silva, faltando menos de 24 horas para aplicação dos testes o importante é descansar para fazer uma boa prova. “Sempre procuro dormir bastante para não ficar cansado no momento da prova. Hoje vou dar uma lida em algumas avaliações antigas para chegar mais preparado”, conta o estudante. Essa será a quarta vez que o estudante participa da prova da Obmep e vai em busca de sua quarta medalha.
Outro veterano nas provas da Olimpíada é Bruno Wellington Moreira. Diferente de Yan, o aluno do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Cícero Torres Galindo, no município de Senador Firmino, pretende aproveitar seu tempo para intensificar os estudos.
“Hoje vou tentar estudar o máximo que conseguir. Vou pegar pesado. Além de estudar bastante pretendo dormir mais cedo para chegar lá bem preparado e tranquilo”, afirma Bruno Wellington Moreira. Mesmo já tendo conquistado duas medalhas de ouro e uma de prata na Obmep, Bruno ressalta que cada avaliação é única e o ‘frio na barriga’ o mesmo. “Para cada prova é uma expectativa diferente. Na prova da segunda etapa fico mais tranquilo, mas a ansiedade é a mesma da primeira vez”, conclui.
Para os alunos, que vão fazer a prova o professor de Matemática da Escola Estadual Benjamim Guimarães, Marcelo Henrique Ribeiro de Almeida, dá a dica. “Oriento os alunos para dar uma reduzida no ritmo de estudos uns dois dias antes. Não adianta ficar estudando muito na véspera, porque dependendo do conteúdo pode confundir. Também falo para eles fazerem coisas que vão deixá-los tranquilos”, ressalta. A preparação dos alunos para a prova contou com o estudo de matérias que geralmente caem na Olimpíada e resolução de questões antigas da competição.

2º etapa
As provas da segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas serão aplicadas neste sábado, às 14h30. Serão mais de nove mil centros de aplicação espalhados por todo o país.
Ao todo, 957 mil estudantes de todo o País se classificaram para a segunda etapa da competição. Destes 110 mil são mineiros. Isso significa que 11% do total de alunos que farão a prova no dia 14 de setembro são de escolas públicas Minas Gerais.
Orientações
A organização da Obmep recomenda que os alunos compareçam ao local de prova com, pelo menos, trinta minutos de antecedência, levem um documento original que o identifique (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar), e lápis, caneta e borracha.
Incentivo à Matemática
A Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).