Em Santo Antônio do Jacinto, estudantes das quatro escolas estaduais da cidade se preparam para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas no dia 14 de setembro
Números e questões que estimulam o raciocínio lógico são constantes no dia a dia dos estudantes da rede estadual de ensino. No município de Santo Antônio do Jacinto, na Região do Vale do Jequitinhonha, a afinidade com os números ajudou aos estudantes das quatro escolas da rede estadual de ensino da cidade a se classificarem para a segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
A Escola Estadual Clemente da Rocha Bandeira, que terá 43 estudantes na segunda etapa da Olimpíada, já está montando um projeto para estimular a participação dos alunos na prova e o bom desempenho dos estudantes. “Nossa escola sempre participa da Obmep. Nós falamos com os alunos sobre a importância de participar da competição e sempre buscamos estimulá-los a fazerem a prova. Estamos até montando um projeto para auxiliar na preparação deles”, ressalta a vice-diretora da escola, Lucilandia Pereira dos Santos Oliveira.
Andressa Santos Rezende, aluna do 9º ano do ensino fundamental, está entre os estudantes da escola classificados no nível II, dedicado aos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. A estudante destaca a importância de se preparar bem para a prova. “Com a proximidade da prova estou estudando mais, tanto em casa quanto na escola. Vou me dedicar muito para conseguir ganhar uma medalha”.
Já na Escola Estadual João Vieira Souza, a mobilização dos estudantes se faz a partir de exemplos. “Já tivemos alunos premiados na Obmep e isso incentiva muito os estudantes”, conta a diretora da escola, Vanuzia Ribeira Barbosa Dantas.
A aluna do 7º ano do ensino fundamental, Sanny Marques Pereira, é uma das estudantes que já garantiram presença no dia da prova. “Gosto muito de Matemática e minha presença está garantida no dia da prova. Quero muito ganhar uma medalha”, afirma.
Do município de Santo Antônio do Jacinto, as escolas estaduais do Catajas e do Povoado de Christianopólis também têm alunos classificados para a segunda fase.
Segunda fase
A lista de alunos classificados para a segunda fase da 9º edição da Obmep já está disponível no site da competição. Foram 957 mil classificados em todo o País, 110 mil deles em Minas Gerais. Isso significa que 11% do total de alunos que farão a prova no dia 14 de setembro são de escolas públicas mineiras.

Esses alunos, que agora se preparam para fazer provas discursivas, fizeram a primeira fase no dia 4 de junho em suas próprias escolas. 5% dos estudantes de cada instituição com a maior pontuação foram classificados para a próxima etapa, quando farão as avaliações em locais determinados pela organização e que estão disponíveis no site.
Incentivo à Matemática
A Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).