Em Santo Antônio do Jacinto, estudantes das quatro escolas estaduais da cidade se preparam para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas no dia 14 de setembro

Números e questões que estimulam o raciocínio lógico são constantes no dia a dia dos estudantes da rede estadual de ensino. No município de Santo Antônio do Jacinto, na Região do Vale do Jequitinhonha, a afinidade com os números ajudou aos estudantes das quatro escolas da rede estadual de ensino da cidade a se classificarem para a segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

A Escola Estadual Clemente da Rocha Bandeira, que terá 43 estudantes na segunda etapa da Olimpíada, já está montando um projeto para estimular a participação dos alunos na prova e o bom desempenho dos estudantes. “Nossa escola sempre participa da Obmep. Nós falamos com os alunos sobre a importância de participar da competição e sempre buscamos estimulá-los a fazerem a prova. Estamos até montando um projeto para auxiliar na preparação deles”, ressalta a vice-diretora da escola, Lucilandia Pereira dos Santos Oliveira.

Na Escola Estadual Clemente da Rocha Bandeira 43 estudantes participarão da segunda etapa da Obmep. Foto: Arquivo escola

Andressa Santos Rezende, aluna do 9º ano do ensino fundamental, está entre os estudantes da escola classificados no nível II, dedicado aos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. A estudante destaca a importância de se preparar bem para a prova. “Com a proximidade da prova estou estudando mais, tanto em casa quanto na escola. Vou me dedicar muito para conseguir ganhar uma medalha”.

Já na Escola Estadual João Vieira Souza, a mobilização dos estudantes se faz a partir de exemplos. “Já tivemos alunos premiados na Obmep e isso incentiva muito os estudantes”, conta a diretora da escola, Vanuzia Ribeira Barbosa Dantas.

A aluna do 7º ano do ensino fundamental, Sanny Marques Pereira, é uma das estudantes que já garantiram presença no dia da prova. “Gosto muito de Matemática e minha presença está garantida no dia da prova. Quero muito ganhar uma medalha”, afirma.
Do município de Santo Antônio do Jacinto, as escolas estaduais do Catajas e do Povoado de Christianopólis também têm alunos classificados para a segunda fase.

Segunda fase

A lista de alunos classificados para a segunda fase da 9º edição da Obmep já está disponível no site da competição. Foram 957 mil classificados em todo o País, 110 mil deles em Minas Gerais. Isso significa que 11% do total de alunos que farão a prova no dia 14 de setembro são de escolas públicas mineiras.

Alunos da Escola Estadual João Vieira Souza se empenham para conquistar medalhas na comepetição. Foto: Arquivo escola

Esses alunos, que agora se preparam para fazer provas discursivas, fizeram a primeira fase no dia 4 de junho em suas próprias escolas. 5% dos estudantes de cada instituição com a maior pontuação foram classificados para a próxima etapa, quando farão as avaliações em locais determinados pela organização e que estão disponíveis no site.

Incentivo à Matemática

A Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).