Cerca de 140 educadores participam de capacitação até esta quarta-feira

Saber ouvir e prestar atenção ao redor são algumas das características que um líder deve ter. Visando ressaltar a importância da liderança nas Superintendências Regionais de Ensino (SRE), a Secretaria de Estado de Educação está capacitando os diretores Educacionais e os gerentes do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) das 47 SREs. O encontro, que teve início nesta terça-feira (03-09), está sendo realizado no Hotel Othon Palace, em Belo Horizonte.

 Serão dois dias de capacitação que envolvem palestras e dinâmicas que têm o objetivo de desenvolver a capacidade de liderança, mobilização e motivação de equipes da Diretoria Educacional.O encontro conta com a parceria da Fundação Brava.

Durante a abertura do encontro, a secretária Adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires, destacou a importância do papel os gestores para os avanços educacionais. “Vocês são a alma e o motor da Secretaria em suas regiões. Devemos rever, permanentemente, o nosso papel de líderes. Como educadores conseguimos transformar crenças”.

Cerca de 140 gestores do setor pedagógico das SREs participam da capacitação. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

Discutir o papel do líder terá reflexo nas Superintendências Regionais de Ensino, mas também nas escolas estaduais mineiras. “Esses gestores são os responsáveis por dar início a todas as ações e estratégias que nos ajudam a alcançar, cada vez mais, bons resultados. Esses gestores têm que estar preparados para chegar na escola e essa capacitação vai ajudar nisso. Eles devem saber como vão abordar os professores e como trabalhar com os especialistas. O objetivo é que eles cheguem às escolas para somar e juntos executarem o trabalho que tem que ser feito que é a aprendizagem do aluno”, afirma a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.

A gerente do Programa de Intervenção Pedagógica para os anos finais do ensino fundamental, da SRE de Carangola, Deis Curvelo de Sousa, ressalta o papel da capacitação na realização do seu trabalho. “Espero sair daqui mais madura para administrar minha equipe. Nessa capacitação estamos aprendendo a somar e a trocar experiências. Isso é muito importante para mim como gestora e para minha equipe também. Já sei que preciso ouvir e observar mais”, conclui.