Educadores de 26 escolas localizadas em territórios quilombolas foram discutiram as diretrizes educacionais para a temática

Discutir e entender as peculiaridades da educação escolar quilombola, esses foram alguns dos objetivos do ‘I Seminário Regional de Educação Escolar Quilombola’. Realizado pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Januária, o encontro reuniu cerca de 200 educadores das 26 escolas estaduais que estão em território quilombola ou que atendem alunos oriundos de comunidades.

“O objetivo foi sensibilizar gestores e especialistas que trabalham nas escolas que ofertam a educação escolar quilombola para que eles possam ter um olhar diferenciado, aplicando as diretrizes da educação escolar quilombola. Estamos em um momento de implantação e implementação dessas diretrizes”, afirma a coordenadora das Temáticas na regional de Januária, Maria da Conceição Dias Figueiredo.

Odair Nunes de Almeida é diretor da Escola Estadual Antonio Corrêa e Silva, no distrito de Riacho da Cruz, em Januária. A escola está localizada no centro da Comunidade Quilombola de Alegre e atende a pouco mais de 300 estudantes, sendo 90% deles provenientes de comunidades quilombolas da região.

Cerca de 200 educadores participaram do Seminário. Foto: Arquivo SRE

Para o gestor, o Seminário abriu margem para discussão das especificidades da educação escolar quilombola. “O encontro abriu um debate para um novo olhar sobre escolas inseridas na comunidade, como intervenção pedagógica, capacitação de professores, calendário escolar, entre outros. Tivemos a oportunidade de fazer um diagnostico prévio da realidade da nossa comunidade”, ressalta Odair Nunes de Almeida.

A SRE de Januária conta com 42 comunidades certificadas em sua jurisdição. Essas comunidades estão distribuídas por oito municípios mineiros.

Seminário Regional de Educação Escolar Quilombola

O Seminário contou com palestras da professora, Maria Auxiliadora Lopes, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), do Ministério da Educação, da professora doutora Suzana Alves Escobar, do IFET/Januária, da professora doutora Shirley Aparecida Miranda, da Universidade Federal de Minas Gerais, e da Coordenadora das Temáticas na regional de Januária, Maria da Conceição Dias Figueiredo.