‘Dia D – Toda escola deve fazer a diferença’ é realizado em cerca de 530 escolas estaduais

Na Escola Estadual Djanira Rodrigues de Oliveira, em Belo Horizonte, esta quarta-feira não contou com a participação dos estudantes, mas nem por isso eles deixaram de ser o foco das discussões entre os educadores. Com a realização do ‘Dia D – Toda escola deve fazer a diferença’, professores e outros profissionais da educação se reuniram para avaliar resultados e metodologias de ensino e adequar o plano de intervenção pedagógica. A iniciativa é desenvolvida nas cerca de 530 escolas estaduais de Belo Horizonte e região metropolitana.

“Começamos no nosso encontro com uma mensagem sobre o trabalho em equipe. Depois nos organizamos em grupos para análise dos resultados da nossa escola nas avaliações educacionais. Cada professor também fez uma avaliação sobre a sua prática pedagógica em sala de aula”, lembra a vice-diretora, Haílza Angélica de Lima Silveira. 

Escola Estadual Djanira Rodrigues de Oliveira, em Belo Horizonte. Crédito: Divulgação da Escola

A escola reúne cerca de dois mil alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio, em três turnos. O professor de Geografia Karl Jasperf, explica que a ação educacional é um momento dos educadores avaliarem o trabalho que realizam no dia a dia com os estudantes.  A intenção é pensar em uma prática pedagógica que favoreça o aprendizado do aluno. “Procuro utilizar recursos audiovisuais, mapas e reportagens. O principal gancho é mostrar para o aluno que ele esta inserido nesse contexto, que é um cidadão ativo nesse processo”. 

Em Vespasiano, os educadores da Escola Estadual Deputado Renato Azeredo aproveitam a ação para discutirem o Projeto Político Pedagógico da escola e trocar experiências. “Momentos como esse são de grande relevância para os educadores. São reuniões assim que fazem diferença para a escola. Porque a rotina na escola não possibilita discussões mais aprofundadas e é em momentos assim que temos essas conversas”, destaca a coordenadora da escola, Tânia Aparecida da Silveira Oliveira.

Escola Estadual Deputado Renato Azeredo, em Vespasiano. Crédito: Divulgação SEE

No sábado será a vez da reunião com os alunos e suas famílias. Essa ação marca o segundo momento do ‘Dia D’, denominado de ‘Toda comunidade participando’. “Nesse dia o foco será a família. Vamos destacar a importância dela na aprendizagem dos alunos”, adianta, a coordenadora da escola que conta com cerca de 1.800 alunos.

Dia D

As ações do ‘Dia D’ estão previstas no calendário escolar da Secretaria de Estado de Educação, dentro das atividades letivas e escolares. O encontro da equipe pedagógica realizado na quarta-feira (21/08), denominado ‘Toda escola deve fazer a diferença’ é considerado dia escolar, uma vez que se destina ao planejamento das ações pedagógicas e não conta com atividades letivas, caracterizadas pelo envolvimento dos alunos. No próximo sábado (24/08), será realizada a ação ‘Toda comunidade participando’. Esta ação será considerada um dia letivo, pois além de contar com a participação das famílias, terá a presença dos alunos.

Escolas do interior

Nos dias 07 e 10 de agosto foras realizadas as ações do ‘Dia D’ nas escolas estaduais do interior de Minas. Confira abaixo a galeria de fotos sobre a realização do ‘Dia D’ nas escolas do interior de Minas.

Leia mais:

‘Dia D’: momento pedagógico chega às escolas estaduais de Belo Horizonte e região metropolitana