Podem participar alunos do ensino médio e do Ensino de Jovens e Adultos da rede estadual

Continuam abertas as inscrições para o 6º Concurso de Redação do Senado Federal. A iniciativa tem como objetivo estimular nos jovens a reflexão sobre a política, a democracia e o exercício da cidadania. Podem participar alunos do ensino médio e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual e que tenham, no máximo, 19 anos completos até o dia 30 de setembro de 2013. As escolas têm até o dia 23 de agosto para enviarem a redação escolhida e os demais documentos devidamente preenchidos à Secretaria de Estado de Educação.

O concurso três etapas: a primeira é na escola, a segunda no estado e, por último, no Distrito Federal. Inicialmente, a escola deverá escolher o texto de um aluno para representá-la, que será encaminhada à Secretaria de Estado de Educação. A Secretaria selecionará as três melhores do Estado. Na etapa nacional, serão avaliados os primeiros lugares de todas as unidades da federação e, assim, selecionados os três primeiros lugares do País.

Todas as escolas receberão do Senado um kit para participação, que inclui: uma carta de apresentação do projeto; um regulamento; uma ficha de inscrição; uma folha para a redação finalista em papel timbrado; folhetos de divulgação; cartazes de divulgação; e livreto com a compilação das redações finalistas de 2012. Caso não tenha recebido o kit e tenha interesse em participar, a escola deve entrar no endereço www.senado.gov.br/jovemsenador e fazer download do material.

Esse ano, o tema da redação é “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação”. O texto, dissertativo-argumentativo, deverá ter entre 20 e 30 linhas, ser em língua portuguesa e manuscrito pelo próprio aluno na folha timbrada enviada no kit ou impressa no site. A redação deverá ter um título que retrate a mensagem principal do texto e deverá abordar o tema proposto pelo regulamento.

O primeiro lugar de cada estado participará do Projeto Jovem Senador, entre os dias 19 e 21 novembro, quando poderão vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República. O anúncio do resultado final está previsto para 08 de outubro.

Concurso de Redação do Senado Federal


O projeto é uma iniciativa do Senado Federal e conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.