Dessa vez, será abordado o tema Fogo, referente a projetos relacionados a energia

Para ajudar as escolas a se prepararem para a ‘IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente’, a Secretaria de Estado de Educação vem fazendo, desde meados de abril, videoconferências sobre os temas para a primeira etapa, a ‘Conferência na escola’. “Essas videoconferências são formas de mobilizarmos as Superintendências Regionais de Ensino para elas estimulem as escolas a participarem”, afirma a analista educacional Luciana Sofal Mendes.

As conferências das escolas devem ser realizadas até 31 de agosto. Foto: Lígia Souza ACS/SEE

Na videoconferência, servidores da Secretaria de Estado de Educação e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente esclareceram temas referentes à Conferência e a um dos seus subtemas, o Fogo, que refere-se à energia. A proposta é que as instituições de ensino discutam as possibilidades de transformar o ambiente escolar em um espaço educador sustentável. Para isso, cada escola pode optar por um dos quatro subtemas da conferência: Água, Ar, Fogo (energia) e Terra.

Algumas escolas mineiras já realizaram a conferência e as que ainda não o fizeram têm até 31 de agosto. Depois disso, será a etapa regional, que selecionará as escolas que participarão da Conferência Estadual que, em Minas, será nos dias 9 e  10 de outubro. Por fim, será a Conferência Nacional, no período de 25 a 29 de novembro de 2013, que contará com 700 delegados, alunos que representarão as escolas selecionadas e projetos na área do meio ambiente.

Veja mais informações sobre a Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente no endereço: conferenciainfanto.mec.gov.br.