Em 2013, a escolha será realiza no mês de agosto e com foco nos conteúdos dos anos finais do ensino fundamental

A escolha dos livros didáticos para o triênio 2014-2016 será realizada em agosto, através do Programa Nacional do Livro Didático. Para orientar as escolas nesse processo, a Superintendência Regional de Ensino de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, realiza, nos meses de julho e agosto, a capacitação de professores, especialistas e supervisores pedagógicos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) das redes estadual e municipal. Em 2013, a escolha será destinada a esse nível de escolaridade.

“Os educadores do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) fazem os encontros por disciplinas. Para cada uma, eles orientam os participantes para observarem os aspectos dos Conteúdos Básicos Comuns nos livros didáticos na hora da seleção”, disse a coordenadora do Programa Nacional do Livro Didático pela SRE de Ituiutaba, Adriana Marques.

Regional de Ensino de Ituiutaba capacita educadores para a escolha do livro didático que será utilizado no triênio 2014-2017. Crédito: Divulgação SRE Ituiutaba

Este ano, os educadores escolherão livros para os conteúdos de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol), Matemática, Geografia, História e Ciências. As coleções dos livros didáticos aprovados pelo programa Nacional do Livro Didático estão expostas no salão de eventos da Superintendência Regional de Ensino de Ituiutaba para apreciação dos professores. 

Entre os dias 04 e 18 de julho, as capacitações foram realizadas nos municípios de Canápolis, Capinópolis, Cachoeira Dourada, Centralina, Ipiaçu e Santa Vitória. Já os municípios de Ituiutaba, Gurinhatã e Flor de Minas receberão a capacitação no período de 05 a 09 de agosto.

Na edição de 2013, o Programa Nacional do Livro Didático realiza a escolha de livros para os anos finais do ensino fundamental. Crédito: Divulgação SRE Ituiutaba

Programa Nacional do Livro Didático

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.

O programa é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano são adquiridos livros para alunos de um segmento escolar. Em 2012, foram adquiridos livros para os anos iniciais do ensino fundamental, em 2013 serão escolhidos para os anos finais do ensino fundamental e em 2014 para estudantes do ensino médio.

Assim, a cada ano o Ministério da Educação adquire e distribui livros para todos os alunos de um segmento, que pode ser: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental ou ensino médio.