628 estudantes da rede estadual foram classificados e treinam para competir em Passos, no sul do Estado

A etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) terminou e os finalistas se preparam para a etapa estadual. Depois de competirem nos pólos – Centro, Norte, Sul, Triângulo, Vale do Aço e Zona da Mata – 628 estudantes da rede estadual, de 95 escolas, se reunirão em Passos, no sul de Minas, entre 28 de julho e 3 de agosto, para participarem da etapa final dos jogos. No total, são mais de mil competidores com idade entre 12 e 17 anos.

Em Passos, serão decididos os campeões dos esportes coletivos, com a participação das escolas campeãs nas seis regionais e os quatro primeiros lugares do xadrez, em cada módulo e categorias feminina e masculina. Os vencedores das modalidades coletivas, os três primeiros lugares nas categorias individuais e os quatro primeiros lugares do xadrez dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH) também competem nessa fase. Acontecem também as competições das modalidades individuais e paralímpicas, que estão com inscrições abertas para escolas no site do JEMG.

Participam da etapa estadual mais de mil alunos de escolas públicas e privadas. Foto: Divulgação JEMG

Os primeiros lugares de todas as categorias competirão com estudantes de todo o país nos Jogos Escolares da Juventude, que serão realizados em duas cidades-sedes. Os alunos atletas com idade entre 12 e 14 anos competirão em Natal (RN), de 5 a 14 de setembro, os que têm entre 15 e 17 anos vão para Belém (PA) no dia 7 de novembro, onde jogam até o dia 16.

Treinamento intenso

As meninas do time de futsal da Escola Estadual Pedro Lessa, do município de São Miguel do Anta, na Zona da Mata, foram classificadas e estão treinando para competir em Passos. Pelo histórico do time, elas têm grandes chances de voltar para casa vencedoras: em 2011, foram campeãs no âmbito estadual, competiram nos Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa (PB) e ficaram em terceiro lugar. Em 2012, foram as vice-campeãs do JEMG e a estudante Marli Bernarda dos Santos foi eleita a melhor jogadora do futsal feminino da categoria I (12 a 14 anos) pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude.

Em 2013, as estudantes passaram a competir na categoria II (15 a 17 anos) e Marli acha que isso pode dificultar. “Fica mais difícil agora, mas estamos treinando mais e acho que podemos ganhar”, afirma a jovem, mais motivada depois de ter ganhado o prêmio, no ano passado. Já Paulinha dos Santos Moreira, que também está no time, é mais otimista. “Vai ser difícil, mas temos capacidade. Temos um resultado bom e nosso time é forte”, diz.

Com resultados positivos em 2011 e 2012, a equipe de futsal feminino da Escola Estadual Pedro Lessa espera bons resultados mais uma vez. Foto: Arquivo da escola

As jovens, junto com o resto do time, começaram a jogar em 2010, quando o vice-diretor e professor de educação física, Wilton Teixeira Lopes, iniciou os treinamentos. “Eu já treinava o time masculino e, nas aulas de educação física, vi que as meninas tinham potencial. Em 2010 competimos, mas não ganhamos nenhum jogo. No ano seguinte tivemos a grande surpresa de chegar na etapa nacional”, conta o professor.

Wilton ainda ressalta que o JEMG já faz parte da cultura do município, que cobra a participação do time. “Com dois anos de trabalho tivemos grande repercussão e a cidade espera bons resultados”. Agora, mais uma vez, os 6 mil habitantes de São Miguel do Anta torcem e esperam que as alunas da Escola Estadual Pedro Lessa voltem, mais uma vez, como vencedoras.

Atletismo

No JEMG, as competições de atletismo são realizadas em etapa única, que seleciona as equipes e alunos-atletas que vão para a etapa nacional. Na edição de 2013, a etapa de atletismo será realizada de 14 a 20 de julho, no Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (CTE-UFMG), em Belo Horizonte. Serão 2.500 competidores, que concorrerão nas categorias: corridas rasas, corridas com barreiras, revezamento, saltos, arremessos e lançamentos e combinadas (heptatlo e octatlo).