Todos os alunos premiados no concurso de redação vieram de escolas estaduais

Os alunos que ficaram nos primeiros lugares do concurso de redação do projeto ‘Cemig nas Escolas’ receberam as premiações na tarde de ontem (18/06). O prêmio é divido em três categorias: a categoria I premia projetos de desenvolvidos por escolas de educação infantil e 1º ao 5º ano do ensino fundamental. As categorias II e III premiam os alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, respectivamente. Concorreram alunos e escolas que participaram do projeto.

A secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, participou da solenidade de entrega e ressaltou a importância do programa e do concurso. “O ‘Cemig nas escolas’ é extremamente importante, porque as escolas devem formar valores. E uma consciência cidadã requer preocupação com o meio ambiente, com a questão energética e com questões como o aquecimento global. Tudo isso é importante para uma vida sustentável no planeta e, portanto, para a formação de nossos alunos”. O programa envolveu a Secretaria, Superintendências Regionais de Ensino e escolas.

A secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, entregou o prêmio aos alunos dos anos finais do ensino fundamental, Franciele, Roberta e Willian. Foto: Lígia Souza ACS/SEE

Os primeiros lugares de todas as categorias ganharam uma eficientização energética – uma análise da Cemig, que vai substituir os eletrodomésticos que gastam mais energia elétrica por aparelhos mais eficientes. Os segundos e terceiros, um tablet. Os professores dos alunos que ganharam o primeiro lugar, além da eficientização energética, visitarão a usina da Cemig.

Os três primeiros lugares das categorias II e III foram alunos do ensino médio. Roberta Emanuelle Andrade Dias, da Escola Estadual Professor Bicalho, de Grão Mogol, no norte de Minas, ficou em primeiro lugar na categoria II. Na redação, a estudante contou que aprende como economizar energia elétrica em casa: “observando nossas ações do dia a dia percebi o quanto precisamos nos conscientizar sobre o uso correto de energia elétrica, pois é bom para todos economizarmos no bolso, protegemos o planeta e permitimos um equilíbrio do planeta com gestos simples”, escreveu.

Roberta tem 12 anos, mas fala do projeto e do seu trabalho como se fosse mais velha. “Com o ‘Cemig nas Escolas’ aprendemos a economizar energia e a fazer o uso correto dela, porque muitas vezes desperdiçamos. Mas o futuro está próximo e nós não pensamos na próxima geração. E a minha redação foi pensando neles.” A mãe, Helena Ruas Andrade Silva, veio para ver a filha receber o prêmio. “Essa iniciativa reforça a questão da cidadania. Quando você economiza, mesmo que tenha condições de pagar uma conta mais alta, isso faz diferença para outras pessoas, para futuras gerações e para o planeta.”

Já Dardane Luisa Macedo, de Corinto, na região central do Estado, foi o primeiro lugar na categoria III. “Com o concurso e com o projeto aprendi sobre a importância da energia e que ela deve ser usada de uma maneira sustentável e segura”, conta a aluna da Escola Estadual Professora Maria Amália Campos. O professor de história Márcio de Jesus Ferreira a acompanhou. “Esse projeto dá uma visão de um novo mundo, mais participativo, envolvendo escola, Cemig e outras entidades. É interessante para dar um novo olhar, de cidadão”, conta o professor.

Quem entregou os prêmios a Karine, Dardaine e Paulo Henrique, alunos do ensino médio que ganharam, foi o diretor de distribuição e comercialização da Cemig, Ricardo José Charbel. Foto: Lígia Souza ACS/SEE

As escolas vencedoras da Categoria I foram: Associação Monlevadense de Ensino Cooperativo (Amec), de João Monlevade, Centro Municipal de Educação Infantil Dona Zeca Calixto, de Bocaiúva, e a Escola Municipal Lucas Monteiro Machado, de Belo Horizonte.

Destaque

Além dos ganhadores do concurso, uma outra escola foi citada por ter desenvolvido um projeto a partir do ‘Cemig nas Escolas’. Apesar de não se encaixar em nenhuma categoria, a Escola Estadual Professora Zilda Pinheiro da Silva, de Mantena, recebeu uma eficientização energética pelo trabalho desenvolvido.

O projeto envolveu alunos do ensino médio. Os professores e alunos trabalharam para conscientizar a cidade. O destaque do projeto foi a parceria com empresários da cidade, que ofereceram promoções de lâmpadas fluorescentes. “Criamos o piloto do projeto na capacitação da Cemig e, quando voltamos à escola, começamos a desenvolvê-lo. Houve uma mobilização de toda a comunidade escolar e de toda a sociedade mantenense. Na culminância do projeto, que chamamos de Dia D, premiamos os alunos que economizaram mais energia elétrica em casa”, conta a professora Maria Lúcia Gomes, que foi apresentar o projeto na premiação.

Nos quatro meses de projeto, houve envolvimento de todas as áreas da escola. As disciplinas de ciências humanas procuraram os empresários para criar as parcerias; os de linguagens cuidaram da divulgação, fazendo panfletagens, utilizando carros de som e procurando rádios da cidade, além de usarem também o Facebook. Já os da área de exatas recolheram contas de luz dos alunos e fizeram a análise que levou à premiação de três estudantes.

Exposição

Até a próxima segunda-feira (24/06) os trabalhos dos alunos podem ser visitados na Cemig. Estão expostos no ‘Espaço Semana do Meio Ambiente’ os trabalhos desenvolvidos por escolas e alunos que participaram do projeto ‘Cemig nas Escolas’. Lá, podem ser vistas as redações que participaram do concurso, fotos, relatórios dos projetos das escolas, cartazes e mais. Estão lá, por exemplo, brinquedos criados com materiais recicláveis pelos alunos da Escola Estadual Prefeito Zico Paiva, de Sete Lagoas.

A exposição dos trabalhos realizados pelas escolas participantes do 'Cemig nas Escolas' fica aberta até o dia 24. Foto: Lígia Souza ACS/SEE

A Cemig fica na Avenida Barbacena, 1200, no bairro Santo Agostinho.

Os ganhadores

Categoria II

1º lugar: Roberta Emanuelle Andrade Dias, da Escola Estadual Professor Bicalho, de Grão Mogol

2º lugar: Willian Brian Machado Souza, da Escola Estadual Antônio Figueira, de Montes Claros

3º lugar: Franciele Amanda Gonçalves, da Escola Estadual Clarindo de Paiva, de Corinto

Categoria III

1º lugar: Dardaine Luiza Macedo, da Escola Estadual Prof. Maria Amália Campos, de Corinto

2º lugar: Karine Freire de Assunção, da Escola Estadual João Osório de Queiroz, de Bocaiúva

3º lugar: Paulo Henrique Cruz, da Escola Estadual Padre Laerte Esperança de Oliveira, de Buenópolis

Cemig nas escolas

O projeto ‘Cemig nas escolas’ é uma iniciativa da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), prefeituras e secretarias municipais de educação. A empresa oferece capacitação a educadores, que criam em suas escolas projetos relacionados a uma cultura de eficiência energética e segurança no uso de energia elétrica. Em 2012, foram capacitados 4.243 educadores de escolas públicas de 321 municípios.

“Nós sabemos que o melhor instrumento para avançarmos em termos de disseminação da cultura do uso eficiente, racional e seguro da energia elétrica é pela educação. Nós sabemos que cada vez que levamos essa informação para um educador, nós estamos levando-a, na verdade, para diversos lares”, afirma o coordenador do projeto, José Firmino do Carmo Júnior.