Provas serão realizadas nas cidades sedes das regionais de ensino e contarão com cerca de 20 mil candidatos
No próximo domingo (16), cerca de 20 mil educadores mineiros participarão da primeira etapa do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual. A fase que consiste na aplicação de prova de múltipla escolha será realizada nas cidades sedes das Superintendências Regionais de Ensino (SREs).
A prova de Certificação Ocupacional será composta de 60 questões de múltipla escolha, sendo atribuídos 1,5 pontos para cada resposta correta, totalizando 90 pontos. A avaliação abordará temáticas tanto da área de Educação, como políticas públicas da educação mineira e bases legais da educação, quanto da área de Gestão Pública, como planejamento e gestão de recursos orçamentários e financeiros e gestão de pessoas. O conteúdo programático completo de cada uma das temáticas pode ser conferido no Anexo II do edital.

O teste será realizado no horário de 08 horas às 12 horas e terá duração mínima de 1 hora. Para ter acesso ao local do teste, o candidato deverá estar munido, obrigatoriamente, do documento de identidade oficial com foto, que tenha sido indicado na Ficha de Inscrição e, preferencialmente, do Comprovante Definitivo de Inscrição, que está disponível no site www.makiyama.com.br.
Orientações
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) orienta que os candidatos cheguem ao local da prova com antecedência de 30 minutos do horário previsto para o início do teste. Os candidatos deverão estar portando caneta esferográfica ponta grossa (tinta preta ou azul), lápis e borracha.
Gabarito
O gabarito da prova será divulgado no endereço eletrônico www.educacao.mg.gov.br , no segundo dia útil subsequente à realização da prova.
Próxima Etapa
O processo acontece em duas etapas: prova objetiva e avaliação de título. Serão classificados para a segunda etapa, os candidatos que obtiverem, no mínimo, 60 pontos na prova objetiva. Ao final desse processo, será concedida ao candidato aprovado a certificação ocupacional, com validade de quatro anos, que o torna apto a pleitear o cargo do diretor de escola estadual.
Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual
A certificação é requisito básico para que um servidor exerça o cargo de diretor de escola estadual, pois ela atesta que o candidato tem os conhecimentos e habilidades necessárias. Participarão do processo, servidores efetivos e efetivados das carreiras de Professor de Educação Básica ou Especialista em Educação Básica, com formação voltada para o magistério.
É importante ressaltar que a aprovação no processo de certificação ocupacional não garante ao candidato nomeação ao cargo de diretor.
Certificação anterior
O último processo de Certificação Ocupacional foi realizado em 2010. Na ocasião, a Secretaria certificou 13.444 educadores em todo o Estado, superando o número de certificações das duas primeiras edições, realizadas em 2006 e 2007, quando foram certificados 11.364 candidatos.
A certificação realizada em 2010 terá validade até dezembro de 2014. A Secretaria de Educação recomenda que todos os servidores interessados em ocupar o cargo de Diretor de Escola Estadual, mesmo que já sejam certificados, devem se submeter ao novo processo. A certificação realizada este ano terá validade até o ano de 2017.