As inscrições do FETO, que tem uma categoria para estudantes de todos os níveis, estão abertas até 19 de julho
Viagem para a capital, poder representar sua cidade e reconhecimento da comunidade e da escola. Essas são só algumas das experiências dos estudantes de Pará de Minas que vieram a Belo Horizonte no ano passado para participar do Festival Estudantil de Teatro (FETO) no ano passado. Mas a edição desse ano do FETO está com inscrições abertas e outros estudantes mostrar o que seus grupos de teatro prepararam.
O grupo teatral Tatu Bola, de Pará de Minas, foi um dos grupos de estudantes selecionados no ano passado e que pôde mostrar ao público o trabalho que desenvolvem. No encerramento, os estudantes e o professor receberam o reconhecimento pelo esforço: a peça “A Caolha”, baseada em um conto da escritora Júlia Lopes de Almeida, foi selecionada pela comissão artística como destaque nas categorias imersão na proposta cênica e cumplicidade e conexão do do grupo. Em 2009 eles também foram selecionados e, com o espetáculo “Beija-me”, sobre o primeiro palhaço negro do Brasil, o paraminense Benjamim de Oliveira, voltaram para Pará de Minas com os prêmios de melhor ator, diretor e conjunto de atores.
O histórico do grupo vem de bem antes disso. Em 2000, o arte-educador e diretor das peças Rony Morais criou o projeto Teatro na Educação, que tem dois grupos de teatro em bairros carentes da cidade. O Tatu Bola é formado por crianças e adolescentes do bairro Padre Libério, enquanto o grupo de teatro Colibri atua no bairro Recanto da Lagoa. “Ensinamos a esses meninos o teatro profissional mesmo, com técnica vocal e corporal”, conta o professor. Hoje, nos dois grupos e nas aulas de iniciação teatral – que todos os participantes devem frequentar por um ano antes de poderem fazer parte do grupo – há cerca de 50 jovens com idade entre 8 e 17 anos.

Para trabalhar com esses jovens, o professor usa a vida dos alunos. “Usamos seus contextos, o que acontece em suas casas, mas eles também são desafiados com o novo”, afirma Rony. Atualmente, os jovens do Tatu Bola estão trabalhando uma peça que foi escolhida por causa do que acontece no dia a dia deles. O diretor conta que “muitos adolescentes do bairro estavam brigando. Para mostrar a eles que violência não leva a nada e pode até mesmo haver uma tragédia, agora vamos encenar em Romeu e Julieta. O figurino é moderno, mas a linguagem é a da peça de Shakespeare, assim trabalhamos também com o vocabulário deles”.
Participação no FETO
Com as viagens para festivais como o FETO o grupo tem muito a ganhar. “Eles percebem que têm a responsabilidade de levar o nome da cidade. Também ganham reconhecimento na cidade e inspiram quem ainda não faz teatro”, diz o professor Rony, que inscreveu o grupo.
Stefany Fonseca Souza é uma das 20 estudantes que participou no ano passado. A jovem, de 16 anos, faz o 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Fernando Otávio. Para ela, o trabalho empreendido na peça, a inscrição, a espera pela seleção e a viagem valeu a pena. “Foi uma experiência foi muito boa. Pudemos conhecer novas pessoas e trocar experiências com outros grupos de teatro, inclusive universitários que seguem a profissão que quero seguir”, conta Stefany, que quer continuar nas artes cênicas.
Rony ainda está planejando o que será feito em 2013, mas afirma que, com certeza, um dos grupos do projeto Teatro na Educação vai ser inscrito no FETO. “Com o Tatu Bola estamos trabalhando com Romeu e Julieta, já com o grupo Colibri a peça é “Figurantes em Hamlet”, que conta sobre um grupo de pessoas que trabalham nos bastidores de um teatro e querem ser atores”.
O Festival
Estudantes do ensino fundamental, médio, graduação, cursos livres e demais níveis de ensino, exceto aqueles nas áreas de artes cênicas, que querem viver essa experiência podem se inscrever no FETO até o dia 19 de julho, na categoria Teatro na Escola. A outra categoria, Escola de Teatro, é voltada para estudantes vinculados a instituições que trabalham com o ensino das artes cênicas. As inscrições podem ser feitas pela internet ou pelos correios, via carta registrada. Grupos que já participaram de outras edições não podem apresentar o mesmo espetáculo.
A comissão de seleção, formada por profissionais de artes cênicas, vai escolher os espetáculos das duas categorias que se apresentarão. Até o dia 6 de agosto será divulgada a lista de grupos selecionados.
As apresentações serão entre os dias 10 e 20 de outubro e as datas e horários de cada grupo serão definidos pela comissão organizadora. Os artistas e diretores deverão estar disponíveis na data escolhida. A montagem do espetáculo será de inteira responsabilidade dos grupos.
O edital completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do FETO.