Em cinco dias, 435 educadores de todo o Estado foram capacitados

Depois de cinco dias de capacitação, a equipe de professores orientadores que vai levar o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para os alfabetizadores de Minas está pronta para começar o trabalho. Ao longo desse tempo, 435 analistas e especialistas do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) e professores – 25 deles da rede municipal – foram preparados para ministrar capacitações para os alfabetizadores.

A resposta aos educadores é positiva. “Os participantes estão muito satisfeitos, porque o Pacto e essa capacitação complementam e enriquecem o trabalho que eles já realizam com o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP)”, afirma a superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental, Maria das Graças Pedrosa Bittencourt.

Para Vitória Porto, a analista do PIP de Divinópolis, a troca de experiências também enriquece o encontro. “Essa socialização da prática é muito boa. Não é com frequência que encontramos com profissionais de todo o Estado e podemos fazer isso”, afirma. Lilian Cabrera, de Conselheiro Lafaiete, também participa do encontro. “É muito gratificante quando vemos o Ministério da Educação fazendo um trabalho que já é comum para a gente, como essa capacitação, que o Estado com frequência nos oferece”.

Os 435 educadores vão capacitar, até o fim do ano, mais de 11 mil professores alfabetizadores. Foto: Lígia Souza ACS/SEE

Depois do treinamento, as duas analistas e os outros participantes se preparam para as capacitações que eles darão aos professores alfabetizadores. Vitória tem muitas expectativas com o futuro do Pacto e suas consequências. “Quem está fazendo parte do Pacto agora está fazendo parte da história. Espero que esse programa mude paradigmas. Que, com ele, as pessoas realmente se importem e se preocupem mais com a educação”.

Essa capacitação chegou ao fim, mas não será a única dos professores orientadores. Até o fim do ano, simultaneamente aos dez encontros com os professores alfabetizadores, serão realizados cinco seminários. Em 2013, o trabalho dos educadores será focado na Língua Portuguesa, e, no ano que vem, as capacitações serão voltadas para a Matemática.

Pacto e PIP

Apesar de a educação básica ser de atribuição dos estados e municípios, o Governo Federal deve unificar políticas, integrar estratégias, redistribuir recursos e democratizar oportunidades. Por causa desse papel, o Ministério da Educação criou o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. A ideia é que ele garanta aos estados e municípios recursos e instrumentos para que as crianças sejam alfabetizadas até o final do 3º ano do ensino fundamental.

O Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, tem o mesmo objetivo. Por ter essa semelhança os programas se complementam, mas o trabalhos dos professores, na prática, continua o mesmo. “O Pacto e o PIP tem a mesma metodologia e pressupostos básicos. Com a adesão, nossos profissionais têm a oportunidade de fazer mais capacitações e recebemos materiais didáticos para o professor e para o aluno”, afirma Raquel Elizabete de Souza Santos, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação.

Ao mesmo tempo, o Pacto chega a Minas e encontra uma equipe preparada. Segundo Maria das Graças Pedrosa Bittencourt, superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental, “a maior parte dos professores orientadores do Pacto são analistas do PIP, tanto os da unidade central quanto os das Superintendências Regionais de Ensino. Os professores que entraram o fizeram porque a SRE não tinha um número suficiente de analistas”.

O Pacto nos municípios de Minas

A maior parte das prefeituras municipais de Minas já aderiram ao Pacto, mas doze cidades que ainda não estão participando vão ter a ajuda da Secretaria de Estado de Educação. Dos 435 participantes do treinamento dessa semana, 25 deles são da rede municipal. Esses professores orientadores atuarão nas escolas da rede municipal dessas cidades, fazendo o mesmo trabalho que os outros farão nas escolas estaduais.

Na cerimônia de abertura da capacitação, a secretária adjunta, Sueli Pires, ofereceu todo o apoio do Estado a essas cidades. “Os prefeitos e secretários de educação dos municípios podem sempre contar conosco, com nossas equipes da unidade central e com nossas equipes das Superintendências Regionais de Ensino para darmos esse outro passo importantíssimo, e darmos outra lição de educação para o Brasil.”

Leia mais:

Governo do Estado realiza capacitação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa