Atividade foi promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro na Praça da Estação

Cerca de 200 alunos da rede estadual tiveram a oportunidade de conhecer alguns esportes diferentes nessa quarta-feira. Alunos do Projeto Educação em Tempo Integral (Proeti) foram até a Praça da Estação, em Belo Horizonte, para conhecer modalidades olímpicas que, apesar de serem esportes tradicionais, são pouco conhecidas pelo público brasileiro. Foram realizadas três oficinas, de meia hora cada uma, de salto em altura, corrida de velocidade e luta olímpica.

O projeto que os levou até lá é o “COB nas Ruas”, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que vai até algumas capitais do País com atletas olímpicos e treinadores que podem apresentar as modalidades. Para Belo Horizonte, segunda capital que recebe o projeto, o Comitê trouxe Arthur Zanetti, ginasta campeão olímpico.

Cerca de 200 alunos da rede estadual participaram das oficinas. Foto: Divulgação COB (Foto de capa: Divulgação COB)

Cinco escolas da rede estadual foram convidadas e levaram cerca de 40 alunos cada uma. Roberta Xavier, analista do Proeti da Escola Estadual Silviano Brandão, acompanhou crianças com idade entre 10 e 13 anos no passeio na manhã de hoje. Segundo ela, “Os meninos adoraram as atividades e o trabalho feito lá foi excelente. A professora de educação física tem trabalhado algumas modalidades com eles, então a única novidade foi o salto em altura”.

Ana Beatriz, de 10 anos, faz o 5º ano na escola e participou das três oficinas. “Foi muito bom. Já conhecia as três atividades e a que mais gostei foi a luta. Fizemos duplas e lutamos com nossos colegas”, conta Ana Beatriz.

Não é só a diversão que os alunos ganham. “A presença nessa ação é importante para os nossos alunos conhecerem essas modalidades que vão estar na Olimpíada de 2016 e para motivá-los a praticá-las. E o objetivo da educação física é esse: que eles pratiquem exercícios físicos nas escolas e continuem depois, para terem mais qualidade de vida”, afirma a analista educacional da Secretaria de Estado de Educação, Celina Gontijo.