Secretária Ana Lúcia se reuniu com cerca de 30 prefeitos do Sul do Estado

Na última segunda-feira (27-05), a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, se reuniu com prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas (AMAG). Durante o encontro, a secretária palestrou sobre a “Cooperação entre Estado e Municípios” para a melhoria da Educação Básica. O encontro aconteceu em Caxambu e reuniu cerca de 30 prefeitos e vice-prefeitos dos municípios que compõem a Associação.

A secretária citou o artigo 211 da Constituição Federal, ao ressaltar a importância do trabalho conjunto entre Estado e municípios para alcançar bons resultados na educação. O artigo estabelece que “a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, seus sistemas de ensino”. “Estamos investindo para melhoria das redes municipais de educação. E o principal ingrediente para o sucesso é a parceria. Precisamos trabalhar juntos para alcançar o resultado desejado”, ressaltou a secretária.

Secretária se reuniu com 30 prefeitos dos municípios da microrregião do Circuito das Águas. Foto: Amanda Lelis ACS/SEE

O presidente da Associação, Ari Pinto Constantino dos Santos, ressaltou a importância do ProMunicípio, programa lançado em abril pelo Governador Antonio Anastasia. “O Governo saiu na frente com o programa ProMunicípio atendendo as demandas dos municípios mineiros, seja na área da infraestrutura, na área da educação, ou na área da saúde”, ressaltou o presidente da AMAG. A previsão de investimento no ano de 2013 é de R$ 2,1 bilhões em infraestrutura viária, máquinas e equipamentos rodoviários, veículos, ações de saúde e educação.

Somente para a área da educação, a previsão de repasse, em 2013, é de R$ 407,7 milhões para a manutenção e custeio do transporte escolar, aquisição de mobiliários para escolas e obras de infraestrutura. Além do repasse de recursos do Estado para os municípios mineiros, há também a previsão de aquisição de ônibus escolares.


PIP Municipal

Outro assunto discutido durante o encontro foi a adoção da metodologia do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) pelas redes municipais do Estado, com adesão de 100% dos municípios mineiros. Para melhoria dos índices educacionais, o PIP foi expandido para as redes municipais de ensino. As Secretarias Municipais de Educação contam, a partir do ano letivo de 2013, dessa nova estratégia de cooperação com o Estado. As equipes estaduais do PIP oferecem apoio para as equipes municipais, utilizando a experiência adquirida no PIP Estadual e a experiência própria dos municípios. “Iremos aprender mais com essa troca de experiências bem-sucedidas, alcançando o bom resultado no desempenho dos alunos”, reforçou a secretária Ana Lúcia.

Durante a reunião, foram discutidos temas com foco na educação. Foto: Amanda Lelis ACS/SEE

Durante o encontro, também foi citada a oferta de cursos de formação continuada para todos os profissionais da educação, inclusive aqueles das redes municipais, por meio da Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, assim como a disponibilização de todo o material pedagógico produzidos pela instituição, como exemplo, o Roda de Conversa que discute assuntos relacionados à educação e conta com a participação de especialistas convidados, em vídeo. Além da parceria com o Governo Federal para oferecer o Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado de Minas Gerais (Forprof), uma maneira de investir na formação Profissional dos educadores, com cursos de graduação, mestrado e doutorado.

Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas

A Associação foi criada em 1977 com o objetivo de unir os municípios da microrregião do Circuito das Águas, no Sul de Minas Gerais, e incentivar o progresso desses municípios. Atualmente, a AMAG é composta pelos municípios Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Bocaina de Minas, Bom Jardim de Minas, Cambuquira, Carmo de Minas, Carvalhos, Caxambu, Conceição do Rio Vernde, Cruzília, Dom Viçoso, Itamonte, Itanhandu, Jesuânia, Lambari, Liberdade, Minduri, Olaria, Olímpio Noronha, Passa Quatro, Passa Vinte, Pouso Alto, São lourenço, São Sebastião do Rio Verde, São Thomé das Letras, Sertinga, Serranos, Soledade de Minas e Virgínia.