Oito jovens de escolas onde o Reinventando o Ensino Médio já foi implantado escreveram matérias no evento de universalização da iniciativa
Para produzir o jornal mural no evento de universalização do Reinventando o Ensino Medio, a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação contou com um grande apoio: alunos da área de empregabilidade Comunicação Aplicada das escolas onde o Reinventando o Ensino Médio foi implantado no ano passado. Esses adolescentes estão no 2º ano do ensino médio e, durante um dia, tiveram uma amostra de como é o trabalho de uma equipe de jornalistas.
Ao longo do dia, os jovens entrevistaram fontes, apuraram e redigiram textos sobre o que acontece no Minascentro. O resultado foram cinco matérias com diferentes temas: os estantes das áreas de empregabilidade; a transmissão dos eventos, feita pela Rede Minas; o Forpaz; a presença do Hemominas e o papel da Brigada de Incêndio no evento.
Lucimara de Almeida, da Escola Estadual Professora Maria Coutinho, fez uma matéria sobre o Forpaz, que saiu no jornal mural na terça-feira. A estudante acompanhou até a diagramação de sua matéria. “Achei super interessante, já que eu nunca tinha tido essa experiência. E vai ajudar bastante na parte da Comunicação Aplicada”, afirma Lucimara.
Já a matéria sobre a transmissão do evento pela Internet foi feita por Vitória Loiola, da Escola Estadual Maria Luiza Miranda Bastos, e Ana Cláudia Araújo, da Escola Estadual Margarida de Melo Prado. Vitória quer levar o que aprendeu para sua escola e montar seu próprio jornal mural. “Ajudou bastante ver como é a produção e de um jornal para implantar um na minha escola. Já tenho a ideia, agora é só colocar em prática”.