Cerca de 250 analistas educacionais e inspetores escolares das regionais de ensino recebem as orientações

Teve início nesta quarta-feira (08), o ‘Encontro das Superintendências Regionais de Ensino para Monitoramento e Avaliação do Programa de Educação Profissional (PEP)’. Realizado no Auditório JK da Cidade Administrativa, o encontro reúne cerca de 250 servidores que fazem o acompanhamento do Programa nas 43 Superintendências que contam com instituições de ensino técnico credenciadas para a oferta de cursos pelo PEP.

Na abertura do encontro, a secretária adjunta de Estado de Educação, Sueli pires, destacou a necessidade de o país ampliar os investimentos na área de educação profissional. “A educação profissional em nosso país é uma pauta urgente. Minas Gerais é a grande referência dessa modalidade de ensino no país, mas sabemos que é preciso avançar mais”.

Analistas educacionais e inspetores escolares partiicpam de capacitação promovida pelo Programa de Educação Profissional. Foto: Hudson Menezes ACS SEE

A gestora ressaltou ainda que passa esse avanço é necessário um trabalho integrado das Superintendências Regionais de Ensino com a Sede. “Sabemos que muito do avanço qualitativo do nosso Estado na área da educação profissional está vinculado ao empenho e competência que vocês (participantes do encontro) que têm colocado á disposição das instituições credenciadas”, completou Sueli Pires.

Orientações

Durante os dois dias de capacitação, os servidores serão orientados sobre as diretrizes e planejamento estratégico do Programa de Educação Profissional e sobre o Comitê Gestor do Programa, que tem a tarefa de acompanhar a execução do PEP, visando o aprimoramento das ações e mantendo um contato próximo com as instituições credenciadas na Rede Mineira de Formação Profissional Técnica de Nível Médio. 

Secretária adjunta de Estado de Educação, Sueli pires, destacou a dedicação de Minas à área de educação profissional e a necessidade de avançar mais. Foto: Hudson Menezes ACS SEE

“Nós vamos falar sobre o trabalho da inspeção escolar nas instituições credenciadas pelo Programa. Também apresentaremos os instrumentos de monitoramento para os inspetores e analistas fazerem uma revisão e darem a suas contribuições para começarmos a fazer a nossa programação de inspeção desse ano”, explicou o superintendente de Desenvolvimento da Educação Profissional, Rafael Morais. 

Entre os participantes da capacitação estão os analistas educacionais que orientam as instituições credenciadas sobre os procedimentos corretos a serem adotados de acordo com as diretrizes do PEP e os inspetores escolares que realizam visitas in loco nessas instituições. 

“Temos que ficar atentos em aspectos como o repasse de material didático e a frequência dos alunos nos cursos, pois o PEP paga por alunos frequentes. Essas informações as instituições devem nos passar”, explicou a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.

Na 7ª Edição do Programa de Educação Profissional foram ofertadas cerca de 30 mil vagas. Atualmente, o PEP está na fase de credenciamento das instituições para a sua 8ª edição.