Professores de Língua Portuguesa e Matemática e especialistas do 9º ano se reúnem para discutir práticas pedagógicas

A Superintendência Regional de Educação de Manhuaçu, ao longo dessa semana, treinou 268 professores e especialistas do 9º ano das cidades de sua jurisdição. Segunda e terça-feira, dias 29 e 30 de abril, 140 professores de Língua Portuguesa participaram de palestras, oficinas e minicursos. Ontem e hoje, 2 e 3 maio, é a vez de 128 professores de Matemática. Nas duas capacitações houve participação de representantes das 66 escolas da regional que possuem o 9º ano.

O objetivo da capacitação é alinhar as ações que contribuirão para o trabalho do professor ao aplicar a intervenção pedagógica nas escolas. No encontro, professores e especialistas discutem e apresentam propostas que poderão ser implementadas em suas salas de aulas para melhorar o aprendizado e resultados dos alunos.

Professores de Manhuaçu discutiram práticas pedagógicas que facilitarão o trabalho em sala de aula. Foto: SRE Manhuaçu

Um dos participantes é Edvaldo Corrêa Valentim, professor de Matemática da Escola Estadual Joaquim Knupp, do município de Luisburgo. O educador espera que, com a experiência que ganhou no treinamento, possa dar as aulas de forma mais criativa. “Na geometria, por exemplo, no lugar de desenhar as formas para mostrá-las aos alunos, podemos trabalhar fora de sala de aula. O aluno já viu um retângulo e um trapézio, mas não sabe que é aquela forma. Posso mostrar a ele a forma e, depois disso, ensiná-lo as propriedades, como a soma dos ângulos internos”, conta.

SRE Metropolitana C

Ontem e hoje, professores de Língua Portuguesa e Matemática e especialistas do 9º ano da SRE Metopolitana C passam por uma capacitação similar em Belo Horizonte. O II Encontro de Educadores dos Anos Finais, que está sendo realizado no Hotel Othon Palace, tem como objetivo discutir com esses educadores práticas em sala de aula e a intervenção pedagógica.

295 professores de cinco municípios da região metropolitana se reúnem no Othon Palace. Foto: SRE Metropolitana C

Um dos eventos agendados para os 295 professores e especialistas do 9º ano de Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Lagoa Santa, Confins e Pedro Leopoldo é a palestra “A importância das avaliações e tecnologias na qualidade do ensino da Rede Estadual de Minas Gerais”, conduzida pela Subsecretária de Informações e Tecnologias Educacionais, Sônia Andere Cruz. Eles também participarão de oficinas e minicursos.

Nos dias 9 e 10 de maio, os outros 255 educadores do 9º ano que fazem parte da regional – dos municípios de São José da Lapa, Vespasiano, Belo Horizonte, Santana do Riacho, Morro do Pilar, Jaboticatubas e Taquaraçu de Minas – farão a mesma capacitação. Em 20 e 21 de maio, será a vez dos professores do 5º ano da regional.