Ao longo de dois dias, educadores participaram de oficinas e minicursos

Professores de Língua Portuguesa e Matemática e especialistas do 9º ano do ensino fundamental estão participando de uma capacitação no Hotel Fazenda Canto da Siriema, no município de Jaboticatubas. Os 386 participantes são educadores da Rede Estadual das 11 cidades da região metropolitana que pertencem à jurisdição da Superintendência Regional de Educação (SRE) Metropolitana B.

A capacitação “cria oportunidade de discussões coletivas do trabalho e define uma proposta clara de intervenção pedagógica”, afirma a diretora educacional da SRE, Maize Bregues Martins da Costa. Na semana passada, outra capacitação, com regentes de turmas do 5º ano do Ensino Fundamental foi realizada pela SRE e teve a mesma proposta. Foram 400 participantes.

Capacitação, que envolveu educadores do 9º ano do Ensino Fundamental, focou na prática. Foto: SRE Metropolitana B

Segundo a diretora educacional, foi adotada uma didática mais prática e a resposta dos participantes foi positiva. “Não priorizamos a parte teórica. Distribuímos um material e estamos ensinando-os a trabalhar com esse material em sala de aula”, explica a Diretora Educacional. A analista de Língua Portuguesa, Adriana dos Santos Teixeira, ministrou duas oficinas aos educadores. “Ontem trabalhamos com exercícios de compreensão de texto. Hoje, o foco foram as matrizes de referência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb)”, conta.

Leila Silva Carneiro dá aula de Língua Portuguesa na Escola Estadual Cristiano Machado, de Belo Horizonte, e participa das atividades. “Vimos modelos de atividades com textos e como vamos trabalhar isso em sala de aula. O professor não pode se ater ao livro didático, ele é só mais uma ferramenta”, afirma a educadora.

Encontro na SRE Metropolitana C

Já na Metropolitana C, foi realizado um encontro com cerca de 250 membros do colegiado escolar pertencentes à categoria de profissionais da escola e da categoria da comunidade. O objetivo dessa reunião era divulgar o Prêmio de Gestão Escolar, iniciativa que destaca as experiências bem sucedidas no campo da gestão escolar, e capacitar os participantes para a próxima edição do Prêmio, que está com inscrições abertas até o dia 31 de maio.

Cerca de 250 pessoas receberam capacitação sobre o Prêmio de Gestão Escolar. Foto: SRE Metropolitana C

Para Adma Campos Saldanha, Coordendora Regional do Prêmio Gestão Escolar, a importância da capacitação está “na conscientização das escolas para que façam uma autoavaliação, que é obrigatória para as que participam do Prêmio. Esta autoavaliação é baseada em uma série de questionamentos sobre as dimensões da gestão escolar. Identificados os itens que se encontram insuficientes ou regulares na escola e vem daí a proposição de um plano de ação para dirimir as deficiências detectadas.”