Objetivo da Secretaria de Estado de Educação é inaugurar espaço permanente para diálogo com as entidades de classe
Durante cerca de quatro horas e meia, entidades da sociedade civil e servidores do Governo de Minas debateram temas de interesse das escolas estaduais e dos profissionais da Educação do Estado. Na rede estadual de Educação existem 3.668 escolas, cerca de 2,4 milhões de alunos e mais de 400 mil servidores, entre ativos e aposentados. A reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira (22), na Cidade Administrativa.
O objetivo do encontro, o primeiro de uma série de acordo com a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, é inaugurar um novo espaço de diálogo que reúna todas as entidades de classe que representam os profissionais da Educação para uma conversa franca e aberta. “É importante que as entidades participem e que nós, do Governo de Minas, possamos ter a oportunidade de dialogar com todos os representantes dos profissionais da Educação de Minas”, esclareceu a secretária, que conduziu a reunião.
Na pauta, relatos sobre propostas de valorização das carreiras, entre elas a implementação da Lei Estadual 20.592, que instituiu 1/3 da jornada de trabalho para desenvolvimento de atividades extraclasse (oito horas) e os outros 2/3 para atividades de docência (16 horas); a realização de treinamentos e capacitações por meio da Magistra; investimentos para a melhoria da infraestrutura de trabalho nas escolas e superintendências regionais de ensino; escala de nomeações do concurso; construções, ampliações, reformas de edificações, segurança, entre outros.
Convocado pela Secretaria de Estado de Educação, o encontro contou com representantes da Adeomg (Associação de Diretores das Escolas Oficiais de Minas Gerais), da AMIE (Associação Mineira de Inspetores Escolares), da APPMG (Associação dos Professores Públicos de Minas Gerais), do SindPúblicos (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais) e do SindUTE/MG (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais). A reunião contou ainda com a presença do deputado Duarte Bechir (PSD), presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e de servidores da secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
A secretária de Educação fez vários informes e ao final do debate fez um apelo às entidades sobre a realização das provas do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e Prova Brasil. Ana Lúcia Gazzola comunicou que as provas do Proeb e do Proalfa vão acontecer entre 21 e 25 de outubro. Por isso, pediu a todas entidades que não marcassem agendas nessa data e também na data em que se realizará a Prova Brasil, do governo federal.
As questões apresentadas pelas entidades foram anotadas e avaliadas. A Secretaria de Educação comprometeu-se a dar um retorno para cada questão apresentada.
Participantes
A agenda contou com a participação de, aproximadamente, 30 pessoas, entre representantes do Governo de Minas, entidades sindicais e docentes. Entre eles estavam a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, e os quatros subsecretários da SEE (Raquel Elizabete de Souza Santos, da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica; Sônia Andere Cruz, da subsecretaria de Tecnologias e Informações Educacionais; Antônio Luiz Musa de Noronha, da subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos e; Leonardo Petrus, da subsecretaria de Administração do Sistema Educacional). Pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, a presença foi da subsecretária de Gestão de Pessoas, Maria Cristina Torres, e representantes da Assessoria de Relações Sindicais. Outra participação foi do presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Duarte Bechir.
Também marcaram presença na reunião o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais, representado na ocasião pelos analistas educacionais Eduardo Sérgio Coelho (Superintendência de Montes Claros) e Geraldo Luzi Viana Filho (Superintendência de Caratinga) e o assistente da educação da Superintendência de Campo Belo, Carlos Kleber Bechir; Maria Alice de Carvalho Amado e Helena Shettino Antônio da Associação Mineira dos Inspetores Escolares; O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, representado pela coordenadora geral, Beatriz da Silva Cerqueira, a integrante da Comissão de Negociação, Marilda Araújo, entre outros.
A presidente do Sindicato das Empresas de Segurança e Vigilância do Estado de Minas Gerais, Gysélia de Castro Pinto; a presidente da Associação dos Professores Públicos de Minas Gerais, Joana D’arc Gontijo e; representantes da Associação de Diretores das Escolas Oficiais de Minas Gerais foram outras presenças na reunião da última segunda-feira (22/04).