Aluno da Escola Estadual Marquês de Sapucaí esteve entre os 28 estudantes brasileiros selecionados
A importância e os cuidados que os moradores do município de Delfim Moreira, na região sul de Minas Gerais, têm com a água serviu de inspiração para o aluno do 1º ano do ensino médio, da Escola Estadual Marquês de Sapucaí, Luiz Augusto Fernando Guimarães, de 14 anos. O estudante teve seu texto selecionado e representou Minas Gerais na etapa nacional do ‘42° Concurso Internacional de Redação de Cartas’.
Para escrever seu texto, oaluno seguiu o tema ‘Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso’. Para isso, ele observou a rotina da região onde mora. “Minha carta foi escrita a partir da observação do dia a dia. Retratei, por exemplo, como os moradores do meu bairro tratam a água”, afirma Luiz Augusto Fernando Guimarães.
O representante mineiro sempre gostou de escrever e ressalta o papel da escola como uma das responsáveis pelo desempenho no concurso. “O principal estimulo para produção dos meus textos foi a escola. Já tenho três textos publicados em um livro produzido pela instituição”, destaca.
Premiação
O estudante esteve entre os 28 estudantes brasileiros que representaram seus Estados no concurso. Cada estudante foi contemplado com um tablet. A etapa nacional foi conquistada por Maírla Marina Ferreira Dias, de Quixaba, em Pernambuco.
Concurso Internacional de Redação de Cartas
O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido, anualmente, pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o fortalecimento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.
No Brasil o concurso é coordenado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) e a participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que ficam encarregadas de recolher e selecionar até duas redações para representá-las na etapa estadual. O concurso conta ainda com a etapa nacional. O estudante selecionado nessa fase representa o Brasil na etapa internacional, a ser realizada em Berna, na Suíça.
Na edição deste ano, o concurso teve inscrição de 5.151 cartas escritas por estudantes de até 15 anos de mais de 3 mil escolas públicas e particulares em todo o Brasil.