São Sebastião do Paraíso, Curvelo e Coronel Fabriciano são algumas das regionais que realizam capacitação essa semana

Entre os dias 16 e 19 de abril, práticas inovadoras que podem ajudar na realização de aulas mais atrativas nas escolas estaduais mineiras estão sendo apresentadas a cerca de 200 professores do 5º e 9º ano do ensino fundamental da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Curvelo, no Centro de Minas. Durante a capacitação, estão sendo realizadas oficinas práticas de Língua Portuguesa e Matemática e discutidos temas, como planejamento das ações na escola.

Capacitações têm como foco educadores do ensino fundamental. Foto: Arquivo SRE de Curvelo

Para a professora de Língua Portuguesa, da Escola Estadual Alencastro Guimarães, no município de Corinto, Ludimila Quércia Pereira de Almeida, a capacitação tem trazido elementos essenciais para a prática em sala de aula. “Estou aprendendo muitas coisas que poderão ser trabalhadas na sala de aula. Por exemplo, tivemos oficinas sobre os gêneros textuais e vi coisas que assim que chegar na escola poderemos trabalhar com os alunos, principalmente aqueles que estão no baixo desempenho”, afirma.

A educadora que atua a quatro anos na Educação, conta que as oficinas têm ajudado a nortear seu trabalho. “Sempre participei desse tipo de capacitação e por estar começando agora elas estão norteando muito o meu trabalho. Na última capacitação, por exemplo, eles passaram sugestões para elaboração de murais e de outros diferentes trabalhos”.

Capacitações pelo Estado

Outra Superintendência que está realizando capacitações durante essa semana é a SRE de São Sebastião. Cerca de 250 professores de Língua Portuguesa e Matemática e Especialistas da Educação Básica que atuam nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental estão sendo capacitados.

Capacitações estão sendo realizadas em diferentes regiões do Estado. Foto: Arquivo SRE de São Sebastião do Paraíso

São Oficinas de Língua Portuguesa e Matemática que tem como objetivo apresentar estratégias que possam contribuir para o melhor desempenho dos alunos nesses dois conteúdos e em práticas de leitura em sala de aula, jogos e recreações também serão ministradas para os Professores do 5º ano - para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

Já na SRE de Coronel Fabriciano envolve educadores do ensino fundamental e médio.  O objetivo é elaborar um plano de ação que visa fortalecer a prática pedagógica nesses níveis de ensino, pensando nos desafios cotidianos da sala de aula.

Na SRE de Ouro Preto, na região central do Estado, o Curso de Capacitação de Docentes e Especialistas do 9º ano do Ensino Fundamental: ‘Aperfeiçoando o Conhecimento para a Prática Pedagógica’  tem por finalidade oferecer aos Professores e Especialistas, estratégias que contribuam para a elevação da proficiência dos alunos bem como para o envolvimento dos professores na melhoria da qualidade da educação.