30 educadores de cinco cidades aprendem sobre a preservação dos bens históricos de seus municípios

Ao longo desta semana, professores e supervisores de cinco cidades do Vale do Jequitinhonha, Araçuaí, Minas Novas, Itamarandiba, Januária e Itacarambi, vão participar de uma capacitação sobre Educação Patrimonial. Realizada na Superintendência Regional de Ensino (SRE) Araçuaí, o curso terá quatro módulos, dos quais três serão ministrados até sexta-feira (19/04). O quarto módulo será cursado entre os dias 14 e 16 de maio.

A capacitação desses 30 educadores veio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação, a Secretaria de Estado de Cultura e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico de Minas Gerais, o IEPHA. “Esse é um projeto piloto. Depois a Educação Patrimonial será tema de um curso à distância”, conta Soraia Hissa, superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino da SEE.

Marília Palhares Machado, diretora de promoção do IEPHA e uma das profissionais do Instituto que está ministrando as aulas do curso, explica que a escolha por fazer essa capacitação com professores do Vale do Jequitinhonha na cidade de Araçuaí veio da riqueza cultural da região. “Minas Gerais tem uma das maiores diversidades culturais do país, e o Vale representa uma cultura genuinamente mineira”.

Neste primeiro momento, 30 professores participam do curso, mas outros serão capacitados à distância. Foto: SRE Araçuaí

Nesses cinco dias, os professores estudam e discutem o patrimônio histórico, sua importância e como ele será incluído de forma transversal no currículo. O principal é levar o tema na sala de aula. “As crianças estão sendo orientadas e já aprendem o significado dos patrimônios históricos para nossa história. Nós sabemos também que elas influenciam muito os pais e nós precisamos da sociedade ao nosso lado”, afirma Marília.

Ernane Calazans de Oliveira é artista plástico e professor de artes na Escola Estadual Dom José Haas, em Araçuaí, acredita na importância da capacitação. “Nós temos que estar engajados. Essa não é uma causa particular, ela é de todos”, afirma o professor, que vai levar o tema para seus alunos com o material do curso e já planeja debates, apresentações e pesquisa de campo.

A ideia é que, depois de concluído o curso, esses professores sejam agentes multiplicadores do que está sendo ensinado essa semana. “O que eles aprenderem aqui levarão para suas comunidades e para outros professores”, conta a Diretora Educacional do SRE Araçuaí, Áurea Borges Costa. Em maio, quando for realizado o quarto módulo do curso, os professores se encontrarão novamente e levarão o resultado do primeiro mês de trabalho.

Outras capacitações em Araçuaí

Professores e especialistas de toda a regional também vão receber outro tipo de capacitação nas próximas semanas. Desta semana até o dia 30 de abril, serão realizados cinco encontros em diferentes pólos: Araçuaí Berilo, Salinas, Taiobeiras e Itaobim. Educadores das redes municipal e estadual que acompanham o 9º ano participam de oficinas e minicursos de língua portuguesa e matemática, além de discutirem os temas “o professor enquanto líder na sala de aula” e “gestão da sala de aula”.

Até o fim do mês, cerca de 300 educadores terão participado da capacitação. Foto: SRE Araçuaí.

Nos dois primeiros dias, em Araçuaí, participaram 73 educadores da própria cidade, de Coronel Murta, de Virgem da Lapa, de José Gonçalves de Minas, de Chapada do Norte, e de Jenipapo de Minas. Segundo a gerente do PIP/CBC da regional, Betânia Maria Xavier Matos, “essa é a forma que esses educadores têm para se encontrarem e trocar ideias. Assim, eles aprendem novas técnicas e reveem as que já usam na sala de aula”. No fim de abril, cerca de 300 professores e especialistas dos 21 municípios atendidos pela SRE terão participado das atividades.