Iniciativa é desenvolvida com 266 escolas que participam do Projeto Educação de Tempo Integral

A partir deste ano, 266 escolas estaduais de Belo Horizonte e Região Metropolitana que participam do projeto Educação em Tempo Integral, da Secretaria de Estado de Educação, irão intensificar a discussão sobre educação viária. Elas entram na segunda etapa do Programa ‘Educação Viária é Vital’, iniciativa que é resultado de uma parceria entre a Fundação Mapfre e a SEE.

“Entendemos que a questão da mobilidade deve começar na escola e ir expandindo. Por isso, o Programa é realizado em três etapas temáticas: circulando pela escola, pelo bairro e pela cidade. Essas escolas já desenvolveram a primeira fase, na qual os alunos entenderam as relações no ambiente escola. Já nessa segunda fase, que compreende o eixo temático de pluralidade cultural, os estudantes vão entender a relação entre diferentes pessoas tendo como referência o bairro”, afirma a analista educacional e coordenadora das ações do ‘Educação Viária é Vital’, na Secretaria de Educação, Giselle Neves.

Durante essa semana, educadores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) Metropolitanas A, B e C participam de uma capacitação que vai ajudá-los a produzir os projetos que deverão ser desenvolvidos com os estudantes. O Programa ‘Educação Viária é Vital’ irá beneficiar 21.050 alunos da rede estadual de ensino.

Programa irá beneficiar mais de 20 mil alunos. Foto: Rita de Cássia Ulhoa Leite

Na Escola Estadual José de Alencar, Belo Horizonte, cerca de 100 estudantes irão participar do Programa, que segundo a professora Ana Cristina Leão de Oliveira Melilo tem trazido muitos desafios para os alunos. “No ano passado, a iniciativa ajudou muito os alunos a entenderem o espaço onde vivem. Eles passaram a respeitar mais a escola. Para esse ano já tenho em mente o projeto que vamos desenvolver. Vamos realizar ações que possam apresentar para os alunos o bairro, mostrando o que ele tem e o que pode ser aproveitado dele”, afirma.

Programa Educação Viária é Vital

O Programa tem entre seus objetivos envolver os alunos na observação, análise e crítica das condições de circulação viária dentro da escola, na comunidade do entorno e na cidade; promover ações solidárias, participativas e responsáveis entre os alunos envolvidos, que incentivem a circulação segura e harmoniosa dentre e fora da escola, além de favorecer a adoção de hábitos e atitudes seguras e solidárias na circulação dos estudantes em diferentes espaços.

Cronograma de capacitações

Na última terça-feira (16-04), a capacitação foi realizada com professores da SRE Metropolitana A. Entre os dias 17 e 18 de abril a capacitação ocorre com educadores da SRE Metropolitana B. Já na sexta-feira (19-04) serão capacitados professores da SRE Metropolitana C.