Professores e analistas das redes municipal e estadual participaram de minicursos e oficinas com foco no 5º ano
A Superintendência Regional de Ensino (SRE) Araçuaí está promovendo essa semana a “Capacitação: 5º Ano Ciclo Complementar – Rede Estadual e Municipal”, que conta com professores da rede estadual e analistas do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) Municipal de Araçuaí e de Coronel Murta. No total, 45 educadores participam dos dois dias de atividades. Com foco no 5º ano do ensino fundamental, a capacitação é parte de um planejamento que vai levar o PIP para as escolas municipais do Estado. São oficinas de Matemática, Português e Educação Física e minicursos de estratégias para ensino de Matemática e leitura.
A professora do 5º Ano na Escola Estadual Coronel Mariano Murta, Veranice Pego Silva, viajou os cerca de 45km entre Araçuaí e Coronel Murta nos dois dias para participar e acha que valeu a pena. “As analistas educacionais estão muito preparadas e estamos ouvindo experiências novas e aprendendo aqui”, conta. Já Cleide Vilarino Carvalho, supervisora da Secretaria Municipal de Educação de Araçuaí, acredita que a criação do PIP municipal e o que ela está aprendendo nas oficinas e minicursos vão ajudar muito as escolas da rede municipal da cidade. “Já conheço o PIP Estadual e vejo o trabalho feito pelo Estado. Agora, com a iniciativa chegando nas escolas municipais, vamos ter um trabalho mais sistematizado, um acompanhamento de perto e um trabalho mais concreto. Vai ajudar muito.”

As atividades foram ministradas pelas analistas educacionais Mônica Aparecida Dias Magalhães e Rosa Vieira de Araújo, que participaram de uma capacitação da Secretaria de Estado de Educação, em março, o ‘Encontro dos Gestores e Equipes Regionais da Diretoria Educacional das Superintendências Regionais de Ensino’. Foram quatro dias em que cerca de 600 participantes foram orientados sobre a expansão do Programa para os anos iniciais do ensino fundamental das redes municipais de ensino. Agora, Mônica e Aparecida levam o conhecimento adquirido na capital do Estado para sua regional.
Além das cidades de Araçuaí e Coronel Murta, a Superintendência também irá capacitar educadores dos outros 19 municípios que compõem a jurisdição.
PIP Municipal
O Programa de Intervenção Pedagógica, que já é desenvolvido em toda a rede estadual, vai atingir as 850 cidades mineiras que possuem sistema de ensino para os anos iniciais do ensino fundamental, nível de escolaridade em que o Programa será realizado. Com isso, o PIP tem adesão de 100% dos municípios mineiros.
As equipes municipais do PIP trabalharão com os anos iniciais do ensino fundamental, 1º ao 5º ano, fase na qual o estudante desenvolve e consolida as habilidades de leitura e escrita e todo o conhecimento que o prepara para o restante da educação básica. No total, mais de seis mil escolas municipais em todo o Estado vão contar com o Programa a partir da capacitação das equipes de educadores das redes municipais. Esse trabalho integrado vai atingir cerca de 850 mil alunos dessas redes de ensino.
Leia mais