Professores e analistas das redes municipal e estadual participaram de minicursos e oficinas com foco no 5º ano

A Superintendência Regional de Ensino (SRE) Araçuaí está promovendo essa semana a “Capacitação: 5º Ano Ciclo Complementar – Rede Estadual e Municipal”, que conta com professores da rede estadual e analistas do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) Municipal de Araçuaí e de Coronel Murta. No total, 45 educadores participam dos dois dias de atividades. Com foco no 5º ano do ensino fundamental, a capacitação é parte de um planejamento que vai levar o PIP para as escolas municipais do Estado. São oficinas de Matemática, Português e Educação Física e minicursos de estratégias para ensino de Matemática e leitura.

A professora do 5º Ano na Escola Estadual Coronel Mariano Murta, Veranice Pego Silva, viajou os cerca de 45km entre Araçuaí e Coronel Murta nos dois dias para participar e acha que valeu a pena. “As analistas educacionais estão muito preparadas e estamos ouvindo experiências novas e aprendendo aqui”, conta. Já Cleide Vilarino Carvalho, supervisora da Secretaria Municipal de Educação de Araçuaí, acredita que a criação do PIP municipal e o que ela está aprendendo nas oficinas e minicursos vão ajudar muito as escolas da rede municipal da cidade. “Já conheço o PIP Estadual e vejo o trabalho feito pelo Estado. Agora, com a iniciativa chegando nas escolas municipais, vamos ter um trabalho mais sistematizado, um acompanhamento de perto e um trabalho mais concreto. Vai ajudar muito.”

Serão capacitados educadores de todos os 21 municípios da regional. Foto: Arquivo SRE

As atividades foram ministradas pelas analistas educacionais Mônica Aparecida Dias Magalhães e Rosa Vieira de Araújo, que participaram de uma capacitação da Secretaria de Estado de Educação, em março, o ‘Encontro dos Gestores e Equipes Regionais da Diretoria Educacional das Superintendências Regionais de Ensino’. Foram quatro dias em que cerca de 600 participantes foram orientados sobre a expansão do Programa para os anos iniciais do ensino fundamental das redes municipais de ensino. Agora, Mônica e Aparecida levam o conhecimento adquirido na capital do Estado para sua regional.
Além das cidades de Araçuaí e Coronel Murta, a Superintendência também irá capacitar educadores dos outros 19 municípios que compõem a jurisdição. 

PIP Municipal

O Programa de Intervenção Pedagógica, que já é desenvolvido em toda a rede estadual, vai atingir as 850 cidades mineiras que possuem sistema de ensino para os anos iniciais do ensino fundamental, nível de escolaridade em que o Programa será realizado. Com isso, o PIP tem adesão de 100% dos municípios mineiros.

As equipes municipais do PIP trabalharão com os anos iniciais do ensino fundamental, 1º ao 5º ano, fase na qual o estudante desenvolve e consolida as habilidades de leitura e escrita e todo o conhecimento que o prepara para o restante da educação básica. No total, mais de seis mil escolas municipais em todo o Estado vão contar com o Programa a partir da capacitação das equipes de educadores das redes municipais. Esse trabalho integrado vai atingir cerca de 850 mil alunos dessas redes de ensino.


Leia mais

Secretários municipais da Superintendência de Araçuaí participam de reunião sobre o Programa de Intervenção Pedagógica