Parceria entre Secretaria de Estado de Educação e Fundação Mapfre irá beneficiar mais de 2.900 alunos
A educação viária chegou às escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia. Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Fundação Mapfre, 43 escolas que ofertam a ‘Educação de Tempo Integral’, da SEE, vão participar do ‘Programa Educação Viária é Vital’.
Para auxiliar o trabalho dos educadores com a temática, está sendo realizada nesta quarta-feira (10-04), na sede da Superintendência, uma capacitação com professores de todas as escolas participantes do ‘Educação de Tempo Integral’.
Durante o encontro, os educadores são estimulados a desenvolver ações de pesquisa, em conjunto com as crianças e adolescentes, sobre as condições de circulação viária nos três espaços-territórios de aprendizagem utilizados no Programa: escola, bairro e cidade.
“A partir dessa capacitação estaremos trabalhando o tema na escola. A ideia é desenvolver um projeto de conscientização com as crianças para que elas possam se tornar mais conscientes. Já que a mobilização é só de carro, mas também de pessoas”, afirma do professor do projeto Educação de Tempo Integral, Rones Alves Candido.
Segundo a analista educacional e coordenadora das ações do ‘Educação Viária é Vital’, na Secretaria de Educação, Giselle Neves, “mesmo a iniciativa tendo como objetivo beneficiar 2.900 estudantes, a ação deve se estender para toda escola”.
Programa Educação Viária é Vital
O Programa tem entre seus objetivos envolver os alunos na observação, análise e crítica das condições de circulação viária dentro da escola, na comunidade do entorno e na cidade; promover ações solidárias, participativas e responsáveis entre os alunos envolvidos, que incentivem a circulação segura e harmoniosa dentre e fora da escola, além de favorecer a adoção de hábitos e atitudes seguras e solidárias na circulação dos estudantes em diferentes espaços.
Próximas ações
Nesta quinta-feira (11-04), o Programa será lançado na SRE de Uberaba e irá beneficiar 5.823 de 68 escolas estaduais. Já na próxima semana, serão realizadas capacitações nas Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C.