Educadores que serão capacitados integram as mais de 200 escolas municipais da região

O Programa de Intervenção Pedagógica para os municípios (PIP Municipal) é tema de encontro nesta quinta-feira. Durante a manhã de hoje, os secretários municipais de educação e profissionais da área dos 30 municípios da Superintendência de Juiz de Fora, na Zona da Mata, participam de uma reunião na regional.  No encontro, os educadores irão definir as datas para as capacitações regionais dos professores e especialistas das 207 escolas municipais.

Gestores educacionais dos 30 municípios mineiros da SRE de Juiz de Fora debatem o PIP Municipal nesta quinta-feira. Foto: Divulgação SRE Juiz de Fora

"O Programa PIP Municipal teve a adesão de 100% dos 30 municípios da jurisdição da SRE Juiz de Fora. Ressaltamos que é um Programa que trata da melhoria da aprendizagem dos anos iniciais, focado no aluno individualmente. É um Programa criado para cada criança", disse a diretora da SRE de Juiz de Fora, Belkis Cavalheiro Furtado.

Na regional, o Programa de Intervenção Pedagógica, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), vai atender a mais de 28 mil alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), nas 207 escolas municpais distribuídas nas 30 cidades da SRE de Juiz de Fora.

Além do PIP, os resultados das redes municipais de ensino no Programa de Avaliação da Alfabetização 2012 (Proalfa), que intregra o Sistema Mineiro de Avaliação da Rede Pública (Simamave), será discutido com os gestores educacionais. 

Parceria mineira

Em todo o estado, o PIP municipal conta com a adesão de todas as cidades que possuem sistema proprio de ensino para os anos iniciais do ensino fundamental. A iniciativa que já era desenvolvida nas escolas da rede estadual vai beneficar mais de 850 mil alunos de 850 cidades mineiras.