Orientações foram baseadas na Resolução SEE nº 2075, de 23 de março de 2012
Para auxiliar as escolas da rede estadual de ensino a desenvolverem ações cada vez mais efetivas de prevenção à Dengue, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) irá distribuir ao longo dessa semana para todas as escolas uma orientação sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a doença.
Eliminar objetos que possam acumular água, manter as caixas d’águas tampadas e o terreno limpo e capinado são algumas das orientações presentes no documento e que já são realizadas pela Escola Estadual Joaquina Cândida Moreira, no município de Paraopeba. “Aqui na escola estamos sempre de olho. Não temos entulho e os bens que não utilizamos ficam protegidos em um local apropriado. Também desenvolvemos projetos de conscientização com os alunos e comunidade escolar”, afirma a diretora da escola, Maria Madalena da Silveira.
Já na Escola Estadual Pedro Leite, em Paraguaçu, os cuidados são ainda maiores. A escola que está passando por obra de reforma está ‘de olho’ no descarte do entulho e materiais de construção civil. “Já conversamos com os pedreiros e responsáveis pela obra para que eles não deixem entulho, latas ou qualquer outra coisa que possa acumular água. Estamos constantemente de olho e acompanhando tudo”, ressalta a diretora Zilene de Fátima Santos.

Todas as orientações foram baseadas na Resolução SEE nº 2075, de 23 de março de 2012. O documento dispõe sobre os procedimentos de alienação de bens móveis inservíveis, irrecuperáveis e antieconômicos, por venda em leilão.
A Dengue tem que acabar
Para auxiliar a sociedade a desenvolver ações com foco na prevenção e combate a doença, o Governo de Minas criou a campanha “Dengue tem que acabar! É hora de todo mundo agir”. A iniciativa, que é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde, tem entre seus objetivos fortalecer a mobilização contra a dengue no Estado.
No site da campanha, a população tem acesso a uma série de materiais informativos e de divulgação que podem ser utilizados para conscientizar e mobilizar a comunidade. As escolas, por exemplo, podem fazer downloads de cartazes, folhetos, jogos e outros materiais que poderão ser distribuídos aos alunos, professores, pais e comunidade, ensinando a como acabar com a dengue.
Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde até o momento, foram notificados 148.351 casos de dengue em Minas Gerais.