Programa foi lançado oficialmente no Norte de Minas com 100% de adesão e beneficiará 100 mil alunos das redes municipais da região

Com a presença de prefeitos, secretários municipais de educação, educadores e outras autoridades, mais um passo foi dado pela Secretaria de Estado de Educação para a expansão do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP). Nesta segunda-feira, 25, a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Montes Claros sediou o lançamento e a abertura oficial da capacitação das equipes municipais do programa no Polo Norte de Minas. Na região, aderiram ao programa – que já conta com 846 municípios - 133 cidades das Superintendências Regionais de Ensino de Curvelo, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora e Araçuaí.

O ponto forte do lançamento foi a palestra proferida pela subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica do Estado de Minas Gerais, Raquel Elizabete de Souza Santos “Cooperação Estado e Município: construindo novos patamares e expandindo ações”. Segundo Raquel Elizabete, a municipalização do programa vem acabar com a distância, ainda existente, entre a rede de educação municipal e estadual e cumprir um objetivo maior de pleno desenvolvimento do aluno. Ela lembrou que o estado e o município são parceiros em muitos outros programas, mas essa é a primeira parceria pedagógica para avançar e consolidar a posição de liderança da Educação do estado de Minas Gerais. Agora existe um elo ainda maior e um regime especial de colaboração que firma o compromisso entre municípios e estado.

Educadores participam de capacitação do PIP Municipal em Montes Claros. Foto: Aline Rosa/ ACSSEE

A subsecretária fez questão de ressaltar que 104 municípios da rede em Minas têm resultados melhores do que o desempenho estadual. “Vamos melhorar a interlocução e articulação com todos do sistema de educação do estado. Queremos aprender com estes municípios e colaborar para alcançarmos um objetivo comum: toda criança lendo e escrevendo até 8 anos de idade”. A mensagem chave deixada pela subsecretária, que representou a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, foi: “União, intercâmbio e colaboração e com foco no aluno. Compartilhamento de experiências adquiridas no PIP Estadual e de boas práticas próprias dos municípios”.

Um dos municípios que tem muito a contribuir e colaborar com os demais é Curvelo. Representado no evento pela diretora da Superintendência Regional de Curvelo, Leila de Freitas Menezes. A SRE possui 12 municípios, 74 escolas municipais, e 12.127 estudantes. Na cidade, a SRE atua com PIP nas escolas estaduais desde o início em 2007. “Já existe uma estrutura montada com as equipes estaduais e agora vamos concentrar todos os esforços, como em um mutirão, para espalhar todo esse trabalho para os municípios”, explicou Leila. Segundo ela, os 100% de adesão dos municípios da sua Superintendência já era de se esperar quando ela se reuniu com prefeitos e secretários municipais de educação. “Rapidamente eles demonstraram interesse, vontade e alegria por compartilhar o mesmo objetivo: excelente desempenho na alfabetização dos alunos”, ressaltou.

As equipes municipais do PIP trabalharão com os anos iniciais do ensino fundamental, 1º ao 5º ano, fase na qual o estudante desenvolve e consolida as habilidades de leitura e escrita e todo o conhecimento que o prepara para o restante da educação básica. No total, cerca de 6,7 mil escolas municipais em todo o estado vão contar com o programa a partir da capacitação das equipes.

Mensagem da Secretária

Ausente por ter passado por uma cirurgia recentemente, a secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola, se fez presente no evento por meio de uma mensagem exibida no evento. No vídeo, a secretária ressaltou a importância de trabalhar o PIP em conjunto com os municípios e lembrou que o programa é responsável pelos maiores avanços do estado na Educação. Ela celebrou e agradeceu a adesão dos municípios que vão somar e potencializar os próximos resultados em alfabetização e letramento de crianças com até 8 anos de idade, até 2018.

As equipes municipais do PIP trabalharão com os anos iniciais do ensino fundamental, 1º ao 5º ano, fase na qual o estudante desenvolve e consolida as habilidades de leitura e escrita e todo o conhecimento que o prepara para o restante da educação básica.

Homenagem

No início do evento, Ana Luiza Maia Gusmão de Souza, aluna do 4º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Francisco de Sá, da cidade de Montes Claros, entrou surpreendentemente no salão para entregar um presente para a secretária Ana Lúcia Gazzola. A menina, acompanhada da diretora da escola, Elaine Páscoa Barbosa Pereira, carregava uma coletânea de mensagens dos alunos da escola encaminhadas à secretária. O álbum, carinhosamente trabalhado e enfeitado por mais de 100 alunos da escola foi fruto de um trabalho didático e pedagógico sobre o papel da Secretaria de Estado de Educação, cujos alunos aprenderam sobre a função do Secretário de Estado e a trajetória da secretária Ana Lúcia Gazzola.

Capacitação

Além do lançamento, o encontro também contará, nos próximos dois dias, com palestras e capacitará os participantes sobre a metodologia do Programa, o plano de intervenção pedagógica da escola, alfabetização e letramento. Durante a capacitação, as equipes municipais recebem material didático de apoio e estão participando de oficinas com o intuito de se prepararem para a implementação do Programa em suas escolas.

Nas oficinas, são apresentados estudos de casos e, a partir destes, são dadas orientações didáticas sobre alfabetização e letramento. Os educadores também são preparados para analisar e utilizar os resultados das avalições diagnósticas e em como elaborar o plano de intervenção e o plano de aula do professor.  A missão é repassar, em abril, a metodologia do Programa para os diretores de mais de 520 escolas municipais da região que ofertam os anos iniciais do ensino fundamental.

Próximo Lançamento


Desde o dia 18 de março, a expansão do PIP tem concretizado o seu lançamento em cinco polos do Estado. Amanhã, dia 26, Belo Horizonte, polo central do estado, será o último a receber o evento seguido da capacitação dos educadores municipais.

Sobre o PIP

Presente na rede estadual desde 2007, o PIP é o principal instrumento na consolidação da rede estadual mineira como a melhor etapa inicial da educação básica do país, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em Minas, 846 cidades vão implementar nas escolas municipais a iniciativa que atende a cerca de 1,3 milhão de estudantes. Com o PIP Municipal, mais de 850 mil alunos serão beneficiados nas escolas municipais. A partir de 2013, portanto, o Programa chegará a mais de dois milhões de alunos do ensino fundamental.

O Programa realiza um trabalho permanente de visita e acompanhamento nas escolas para orientar o plano pedagógico, propor estratégias de intervenção, apoiar pedagogicamente os professores e alunos e, assim, garantir a qualidade do ensino. Desde que foi criado, o PIP atuou de forma intensa nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas estaduais. Devido aos bons resultados apresentados nos últimos anos, o Programa foi ampliado em 2012 para os anos finais do ensino fundamental (6ºao 9º anos) nas escolas estaduais.

Atualmente, a equipe do PIP conta com mais de 2,3 mil profissionais, que atuam tanto no órgão central da Secretaria, em Belo Horizonte, quanto nas sedes de cada uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino. Esses educadores visitam as escolas, trabalham com os diretores e gestores escolares, visitam as salas de aula, identificam alunos de baixo desempenho e trabalham com eles.