Seleção acontecerá em três etapas: escolar, estadual e nacional

Os estudantes das escolas públicas e privadas de Minas Gerais devem ficar atentos ao prazo de inscrição do ‘Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens’ que termina nesta sexta-feira (15-03). Promovida anualmente pela União Postal Universal (UPU), a iniciativa chega a sua 42ª edição com o tema “Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso”.

Voltado para estudantes de até 15 anos de escolas da rede pública e particular, o concurso da União Postal Universal, sediada na Suiça, tem por objetivo desenvolver a habilidade de criação dos jovens, dar expansão à delicadeza de seu pensamento, despertando neles o gosto pela escrita de cartas, contribuindo para o estreitamento dos laços de amizade internacionais.

No Brasil o concurso é coordenado pelos Correios (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) e a participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que ficam encarregadas de recolher e selecionar até duas redações para representá-las na etapa estadual. O concurso conta ainda com a etapa nacional.

Fase escolar

Os alunos interessados em participar deverá redigir uma correspondência argumentativa e inédita, em língua portuguesa, e que tenha o formato de uma carta internacional, ou seja, começar por forma de tratamento pessoal como Caro/Cara, Prezado/Prezada, Querido/Querida, incluir o endereço do destinatário e do remetente e terminar com uma assinatura. O formulário de inscrição pode ser obtido aqui.

A redação deverá ainda ser redigida de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul, preferencialmente na folha pautada específica do 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas.

Outra orientação a ser seguida tem a ver com o tamanho da redação, que não poderá ultrapassar 800 palavras. Só serão consideradas as cartas relacionadas estritamente ao tema desta edição. Segundo a Agência Nacional de Correios e Telégrafos, “os Correios participam, voluntariamente, pois a proposta está alinhada a um dos objetivos do Milênio que é “Educação Básica de Qualidade para Todos, da Organização das Nações Unidas (ONU)”.

Júri

As escolas recolherão as redações, e fará a seleção interna de até duas cartas para representá-las. É importante destacar que só serão aceitas as redações inscritas pelas escolas, ou seja, não serão aceitas redações inscritas diretamente nos Correios. As orientações para designação do júri e para anúncio dos resultados estão previstas no regulamento.

Coerência no desenvolvimento com o tema proposto, criatividade na abordagem do tema e relevância internacional levando em conta a particularidade de cada local serão levados em conta no processo seletivo.

Fase estadual

Na fase estadual serão premiadas as três melhores redações de cada Estado e, na fase nacional, é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional. A quarta e última etapa, fase internacional, ficará a cargo da UPU, que é um organismo intergovernamental e conta com a participação de 191 países membros.

Premiação

Serão premiados os três primeiros colocados nas etapas regionais, o primeiro colocado da etapa nacional e os três primeiros colocados na etapa internacional.

O 1º colocado na fase Estadual receberá um Tablet e certificado, e os 2º e 3º colocados uma Câmera Digital. Na fase nacional, o vencedor uma TV, troféu e certificado, e o resultado será publicado na revista Correio Filatélico (COFI), divulgando o aluno e a escola.

Os classificados em 1º, 2º e 3º lugares na fase internacional receberão medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente, cunhadas pela Secretaria Internacional e terão o nome publicado na revista da UPU.

Na 41ª edição, o concurso elegeu o tema ‘Escreva uma carta a um atleta ou a uma personalidade esportiva que admira para lhe dizer o que significam os Jogos Olímpicos para você’.